A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está realizando uma pesquisa até o dia 31 de maio sobre contratualização entre operadoras e prestadores de serviços. A diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira, reforçou que o objetivo da pesquisa é obter um panorama detalhado sobre a celebração de contratos estabelecida a partir da edição da Lei nº 13.003/2014 para que a agência possa aprimorar as ações nas relações entre os planos de saúde e seus estabelecimentos ou prestadores conveniados.

Os prestadores responderão perguntas sobre os pontos de desacordo mais frequentes na celebração dos contratos, as forma de reajuste, os prazos para pagamento e o percentual de guias glosadas. Já as operadoras serão questionadas quanto ao aumento dos contratos por escrito após a edição da Lei 13.003, às formas de reajuste aplicadas aos hospitais, consultórios e profissionais, às causas de glosas e às medidas adotadas para a resolução de conflitos com a rede conveniada.

A pesquisa estará disponível até 31/05/2016. A participação é voluntária e as respostas não ensejarão a aplicação de multas. Cabe ressaltar, ainda, que não haverá a divulgação de dados individualizados por operadora ou por prestador.

Acesse a pesquisa sobre contratualização entre operadoras e prestadores clicando nos seguintes links:

Questionário para prestadores:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=25439

Questionário para operadoras:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=25412

Fonte: ANS