IMG_1273_baixaNa véspera do 7º Seminário Femipa, a entidade promoveu, na sede da Associação Médica do Paraná (AMP), o 1º Encontro de Assessores de Comunicação da Femipa, que reuniu os assessores de comunicação das santas casas e hospitais filantrópicos do Paraná. O encontro serviu para que todos os profissionais de comunicação pudessem discutir formas de estabelecer uma rede para troca de informações e entender os desafios enfrentados em cada região.

O presidente da Femipa, Luiz Soares Koury, deu as boas vindas aos presentes e ressaltou a importância da comunicação para os hospitais filantrópicos. “Nossa entidade tem todo o interesse de congregar essas áreas para afinar o nosso discurso e para que possamos falar a mesma língua”, disse. IMG_1255_baixa

Em seguida, aconteceu a palestra de Carla Fornazieri Costa, que é especialista em Comunicação Corporativa e já atuou em veículos impressos antes de ingressar na área de comunicação corporativa. Entre as principais atividades desempenhadas por Carla nesta área estão: planejamento estratégico em relações públicas, gerenciamento de crise, comunicação interna, assessoria de imprensa, relações governamentais. Atualmente, ela é responsável pela Comunicação Interna na Boehringer Ingelheim. Foi coordenadora de Comunicação do Hospital Sírio-Libanês (SP) e atuou na assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Psiquiatria, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo, entre outros. Carla abordou o tema “Gerenciamento de crise em comunicação na área de saúde”.

A jornalista Carla Costa

A jornalista Carla Costa

“Todo setor tem suas vulnerabilidades, mas nenhum é tão sensível quanto à saúde, porque lida com vidas. Por isso, precisamos estar preparados para lidar com situações de crise, que são aquelas que fogem à rotina da instituição. Qualquer situação com potencial para afetar o funcionamento, a reputação, a lucratividade, os negócios da instituição é considerada uma situação de crise. Ter um relacionamento construído, mantido e alimentado sem dúvida fortalece a instituição no momento de crise”, avaliou Carla em sua palestra.

Durante o encontro, os assessores tiveram também a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela assessoria de comunicação da Femipa, bem como a ferramenta desenvolvida pelo Grupo Taisei, chamada Portal Rede da Saúde, que foi apresentada pela assessora de Marketing do Grupo, Raquel Marques.

No fim do encontro, todos os assessores se apresentaram e contaram um pouco das situações vividas no dia a dia de cada instituição.