A Uopeccan de Cascavel comemora mais uma conquista, esta semana, entrou em operação a nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica do hospital. Ainda de forma tímida, a operação do setor já traz mais qualidade no atendimento aos pequenos que necessitam de cuidados intensivos.

Com quatro leitos abertos, um deles de isolamento, a UTI Pediátrica é um sonho realizado, pois agora, as crianças terão um espaço só delas, conforme explica a diretora de Serviços de Saúde, Gladys Mari Rodrigues, “Antes, as crianças utilizavam dois leitos exclusivos para elas, que estavam dentro da UTI adulto. Hoje, terão a oportunidade de serem cuidadas em um ambiente preparado, especialmente, para elas, além de conseguirmos liberar mais dois leitos na UTI adulto”.

A construção e ampliação do espaço durou pouco mais de um ano e agora finalizada, trará mais segurança aos pacientes, visto que a Uopeccan possui uma taxa de ocupação de 64% dos leitos/ano e, considerado o aumento da demanda, muitas vezes os pacientes precisam ser enviados para outras instituições por conta dos riscos nos procedimentos e falta de leitos de UTI disponíveis.

Além disso, desde 2014, a equipe observa um aumento de 10 a 15% de novos pacientes atendidos na oncopediatria, o que, mais uma vez, reforça a necessidade de uma UTI própria para crianças e adolescentes.

“Ter um ambiente de UTI reservado só para o público infantil é muito importante, porque conseguimos trazer mais conforto, privacidade e segurança para as crianças e suas famílias, além de todo cuidado intensivo multidisciplinar em um lugar mais aconchegante, mais lúdico, com pinturas e cores que as crianças gostam, para tornar esse momento que não é fácil, um pouco menos difícil. Isso tudo também é extremamente importante para os profissionais, que podem desempenhar um atendimento mais humanizado com as crianças e suas famílias”, disse a médica responsável pela UTI Pediátrica, Alliny Beletini da Silva.

Sobre a obra

O projeto custou R$ 1.401.945,78, entre obra e equipagem dos leitos. A construção foi possível graças a doação, de parte do valor, feita por três grandes parceiros: Instituto Ronald McDonald’s, Justiça Federal Seção Judiciária do Paraná – 4ª Vara Federal de Foz do Iguaçu e o Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região – Justiça do Trabalho.

“Para esse projeto ser realizado, contamos com o apoio da comunidade, que nos ajudaram por meio das nossas ações, na compra dos BIG MACs, além é claro, da ajuda dos nossos parceiros. Ficamos muito gratos e felizes por oferecer atendimento médico-hospitalar de qualidade, de forma humanizada e segura, promovendo a geração de conhecimento por meio do Estudo e da Pesquisa.”, ressaltou a diretora de assuntos institucionais, Kelyn Cristina C. Aires.

A UTI Pediátrica foi, inteiramente, desenvolvido para atender o público-alvo, sendo que as paredes foram decoradas de forma lúdica para as crianças, fugindo ao branco tradicional do hospital. Entre os leitos, há divisórias de vidro e cortinas decoradas, para oferecer privacidade aos pacientes, especialmente durante procedimentos.

A pintura decorativa das paredes foi feita de forma manual e voluntária pela artista plástica, Ivonete Donatti de Medeiros, que contou como foi realizar este trabalho: “me sinto muito grata e honrada pela oportunidade que me foi dada de pintar na UTI pediátrica da Uopeccan. A minha intenção foi a de deixar ali, através das minhas pinceladas, um pouco da leveza que a arte transmite. Encantando assim, os olhares dos que por ali passarem. Para mim, a arte suaviza, tem o poder de colorir e transmutar dores da alma em momentos de paz e esperança. Minha gratidão, em especial, ao presidente do conselho superior da Uopeccan, Sr.Ciro Kreuz e a toda a equipe  administrativa do hospital que me receberam  com muito carinho e me oportunizaram fazer parte desse projeto”.

As novidades não param por aí, em breve, a UTI Pediátrica terá, no total, oito leitos em funcionamento, visto que os equipamentos dos outros quatro boxs serão adquiridos com o recurso do McDia Feliz 2023.

A UTI pediátrica fica ao lado da UTI geral, no local em que funcionava a CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) anteriormente no hospital.

Apoio da comunidade  

A UTI Pediátrica entrou em funcionamento e com isso, os custos para manter os serviços ofertados pela Uopeccan aumentaram. De acordo com o setor de controladoria do hospital, para se manter um leito de UTI, atualmente, o valor é de R$ 3.610,00 por dia.

Nesse custo estão inclusos todos os recursos necessários para manter o paciente, como alimentação, medicamentos, estrutura física, limpeza, atendimento médico e da equipe de enfermagem, entre tantos outros itens.

Para continuar prestando um atendimento de qualidade, continuamos contando com o apoio de toda a comunidade, que pode contribuir por meio das nossas ações (Show da Vida, Ação Entre Amigos, Rifa do Fusca Azul, Telemarketing, Cofrinhos, doação pelo Nota Paraná, doação pela conta de luz da Copel, doações nas agências dos Correios, entre outras).

Para saber, detalhadamente, como ajudar o Complexo Hospitalar Uopeccan acesse o nosso site https://www.uopeccan.org.br/contribuicoes/

Fonte: Uopeccan