A diretoria da Femipa participou, na manhã desta quarta-feira, 23, de uma reunião com o novo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Na ocasião, o presidente da Federação, Flaviano Feu Ventorim, entregou a ele o Caderno de Propostas da Femipa, que traz as principais demandas do setor de Saúde filantrópico para os próximos quatro anos (acesse o documento neste link).

Ventorim destacou que a Federação representa 65 dos quase 100 filantrópicos do Paraná, e que o principal objetivo da entidade é garantir a sustentabilidade das instituições de Saúde e participar da formulação de políticas públicas.

“Ao longo dos anos, conseguimos muitos avanços nesta relação de parceria com a Sesa. Sabemos das dificuldades financeiras, mas queremos participar e ajudar no que for possível. Nós, hospitais filantrópicos, temos know-how, temos estrutura e temos escala. Em muitos hospitais, sabemos que não se trata apenas de dinheiro, mas de modelo de gestão e regionalização, pois é preciso reestruturar o modelo, e temos conhecimento para ajudar nisso. Também buscamos isonomia, algo que acreditamos muito. Além disso, a Femipa está à disposição para intermediar a conversa com os hospitais.”, declarou.

Em seguida, o secretário destacou que a Sesa vai buscar parceiros que têm expertise para que o trabalho possa evoluir, e afirmou que sem os filantrópicos não é possível garantir a assistência hospitalar no Estado. Beto preto ainda garantiu “transparência total” nas relações e disse que é preciso rediscutir uma série de medidas.

“É necessário reavaliar o modelo como um todo. O momento político de mudança no Brasil é agora, e precisamos aproveitar. Precisamos rever conceitos para avançar na assistência e na gestão e temos que montar uma estratégia para avançar nas parcerias público-privadas (PPPs), e isso implica também na área de Saúde, e para isso, minha ideia inicial é buscar a participação dos filantrópicos”, reforçou.

Ainda durante o encontro, o secretário destacou que a reunião com a Femipa para apresentação do Caderno de Propostas foi uma das melhores que o governador Ratinho Junior teve durante a campanha, e reafirmou que o pensamento de ambos é que a filantropia é prioridade.

“Precisamos avançar na gestão da saúde do Estado otimizando recursos para atender mais e melhor. O sistema todo do Paraná necessita do apoio da Femipa e dos hospitais afiliados. Vamos trabalhar novas ideias, melhorar o que já existe e tentar avançar. Esse é um desafio para todos nós. Vamos aproveitar esse ambiente de cooperação e buscar algo que deixe a situação dos hospitais um pouco menos desconfortável. Temos 48 meses nessa gestão e precisamos criar condições para encontrar situações inovadoras. A relação tem que ser de confiança e inovadora. Vamos trabalhar para isso”, garantiu.

Para finalizar a reunião, o presidente da Femipa reforçou mais uma vez que a Federação é parceira e trabalha em consonância as políticas de saúde do Estado, inclusive participando ativamente do Conselho Estadual de Saúde.

“Vamos sempre lutar pela manutenção de um modelo justo. Queremos trabalhar para que as coisas aconteçam, em prol de uma saúde melhor para a população. Vamos trabalhar em conjunto no que for necessário mudar, sempre buscando aliar os anseios dos afiliados e da população. Para isso, precisamos ajustar algumas relações, e estamos juntos nessa caminhada. A Femipa pode tem como função defender o sistema filantrópico de saúde no Paraná, que sempre esteve do lado dos paranaenses. Esta é a nossa luta, e somos parceiros do Estado”, completou.

Além do secretário de Saúde, Beto Preto, e do presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, estiveram presentes no encontro o superintendente de Gestão de Saúde da SESA, Geraldo Biesek; a superintendente da Federação, Rosita Márcia Wilner; bem como os membros da diretoria José Roberto Campaner, do Centro de Triagem e Obras Sociais do Vale do Ivaí; Ana Paula Cantelmo Luz, da Irmandade da Santa Casa de Londrina; Carlos Alberto Miguez da Senna Motta, do Hospital da Cruz Vermelha Filial do Paraná; Heracles Alencar Arrais, da Santa Casa de Paranavaí; Lilian Buse, do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH); Fernando Cossa, do Hospital Ministro Costa Cavalcanti; e Conrado Beller Ferri, da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana.

 

 

Fonte: Assesoria de Imprensa Femipa - Interact Comunicação