18.11A linha de crédito Programa BNDES Saúde, Subprograma Atendimento SUS, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), deve ser relançada oficialmente na próxima semana já com novas condições para permitir a reestruturação financeira das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, vai assinar um Termo de Cooperação com o BNDES e, em seguida deve divulgar uma Circular aos bancos com orientações para operação da linha. 

O programa é resultado das negociações entre o Ministério da Saúde e a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) com o BNDES e a Caixa Econômica Federal. Na reunião dessa quarta-feira (12), foram apresentadas as novas condições e funcionalidades da linha de crédito, com juros compostos por 50% da TJLP mais 50% da taxa Selic, remuneração 1,5% do BNDES e spread de até 4% para a remuneração do agente financeiro. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, garantiu que não deve ultrapassar 3% de spread. O prazo de pagamento é de 120 meses, com 6 meses de carência.

As entidades interessadas em utilizar o programa do BNDES já podem enviar a documentação. Vale ressaltar a necessidade da atenção na elaboração do plano de viabilidade econômica/Plano de negócios, cuja qualidade na elaboração facilita a análise e celeridade do processo junto ao banco de fomento.

Para explicar a o funcionamento da linha de crédito, a CMB vai promover, no próximo dia 09 de dezembro, a partir das 9h, um workshop com a participação de técnicos do BNDES e da Caixa Econômica. Outros bancos também devem participar do evento, que acontecerá em Brasília. Mais informações: secretariaexecutiva@cmb.org.br.

Fonte: Newsletter Expressinho CMB