O Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica (SEDT) do Hospital Erasto Gaertner está atuando com uma nova tecnologia para a realização de exames: trata-se de uma cápsula endoscópica capaz de avaliar o intestino delgado e cólon de forma não invasiva.

Basicamente, o paciente ingere a cápsula com um pouco de água, como se fosse um comprimido. Enquanto se move pelo organismo, o dispositivo tira aproximadamente seis fotos por segundo, através de câmera fotográfica e depois, a cápsula é eliminada naturalmente nas fezes.

As imagens feitas são analisadas pelo médico com o auxílio de um software, tornando possível a identificação de lesões no intestino, como, por exemplo: tumores, pólipos, atrofia e outras condições que podem causar sangramentos e anemias.

A vantagem dessa tecnologia é visualizar segmentos do tubo digestivo que a endoscopia ou colonoscopia convencional normalmente não são capazes de acessar.

Para obter mais informações de contato com a instituição, acesse o link no site institucional: https://erastogaertner.com.br/pagina/diagnostico-e-terapeutica.

Fonte: Hospital Erasto Gaertner