A Femipa realizou, nos dias 16 e 17 de dezembro, o curso “SICONV – da preposição à prestação de contas”. Alexandre Cedran, que é especialista em Gestão Estratégica em Organizações do Terceiro Setor pela Faculdade Cidade Verde (FCV) de Maringá, foi responsável pelos dois dias de palestra. De acordo com o palestrante, o curso serviu para mostrar aos colaboradores dos hospitais toda a parte de execução e captação de recursos no Portal de Convênios e como funciona o processo. Os participantes também aprenderam a apresentar a proposta, fazer a boa gestão dessa proposta e prestar contas.

Cedran explica que a maior dificuldade dos colaboradores é sobre como propor ao concedente a disponibilização do recurso para que ambos os lados possam se beneficiar no  processo de execução e gestão do recurso. Tudo isso foi explicado no curso.

Em caso de dúvidas, o palestrante explicou que todos podem buscar informações diretamente no portal do convênio, nos simuladores e no próprio portal de treinamento. Outra opção é entrar em contato com o sistema de atendimento aos clientes do portal. Como dica para melhorar os procedimentos, Cedran sugeriu que os colaboradores dos hospitais coloquem em prática tudo o que aprenderam e aquilo que já sabiam sobre o tema.

“Todo conhecimento exige prática, porque se não as informações se perdem. Por isso, é fundamental que eles trabalhem isso no dia a dia da instituição. Ao estar bem preparado, o profissional vai ganhar mais agilidade no processo de recebimento do recurso e também vai evitar qualquer problema que poderia acarretar em perda do recurso”, explicou.

Para Nielsen Holanda, gerente de compras da Santa Casa de Goioerê, o curso foi muito importante, porque mostrou o passo a passo para captação de recursos e a melhor forma de a instituição de Saúde gastar o montante que recebeu sem enfrentar problemas nas contas.

“No dia a dia da instituição, nossa maior dificuldade era saber o caminho para chegar até o recurso. Nem sempre sabíamos o cronograma ou quando pedir, por exemplo. Tiramos todas essas dúvidas no curso. Certamente conhecer todo o processo traz mais tranquilidade à instituição. Sabemos que qualquer problema, por menor que seja, prejudica a imagem do hospital e de seus gestores. Por isso, temos que tomar todo o cuidado e buscar o conhecimento”, disse.

Confira fotos do evento:

Fonte: Assessoria de Imprensa Femipa