O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou durante encontro de qualificação de gestores do Programa HospSus do Paraná que já estão disponibilizados os primeiros R$ 5 milhões para a conclusão das obras do Hospital e Maternidade Noroeste, que será gerenciado pela Santa Casa de Paranavaí. Os recursos poderão ser aplicados a partir de janeiro.
A informação é do presidente da Santa Casa, Renato Augusto Platz Guimarães, e do coordenador do hospital, Héracles Alencar Arrais, acrescentando que já foi contratada uma empresa de engenharia, especializada em obras hospitalares, para fazer o inventário da obra e os projetos de ampliação da sua capacidade, bem como a adaptação das novas normas e leis para instalações físicas de unidades de saúde.
Em um encontro entre técnicos da Santa Casa e da Secretaria de Estado da Saúde, em que se discutiu o planejamento estratégico do hospital para os próximos anos, ficou assegurado que a nova “ala” (Hospital Noroeste) da Santa Casa terá 12 leitos de UTI, já que a demanda e o Governo do Estado vão comprar este serviço através do SUS. Nesta mesma reunião, começaram as negociações mais aprofundadas para a ampliação da complexidade da Santa Casa, em especial na área de cardiologia.
“Temos recebido todo apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e do secretário Michele Caputo. A vinda do Hospital Noroeste para a Santa Casa será um marco na saúde pública regional. Vamos avançar muito”, comemora o presidente Renato Guimarães.
O coordenador administrativo da Santa Casa, Héracles Arrais complementa: “Estamos trabalhando junto com o Governo do Estado para que o novo hospital entre em operação o mais breve possível. Há muita boa vontade do secretário Michele Caputo e de sua equipe em viabilizar esta nova unidade de saúde”.