Os 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe foram celebrados em uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (7). A solenidade foi proposta pelo deputado federal e médico pediatra Luciano Ducci (PSB), que abriu a cerimônia lendo o discurso do presidente da casa, Rodrigo Maia, em homenagem ao centenário do maior hospital pediátrico do Brasil. Além de Ducci, que fez um discurso reconhecendo a importância do hospital para o país, parlamentares paranaenses como Enio Verri (PT), Rubens Bueno (Cidadania), o ex-ministro da Saúde Ricardo Barros (Progressistas) e Luizão Goulart (Republicanos) estiveram presentes e prestaram suas homenagens. Os deputados Jorge Solla (PT), da Bahia, e José Nelto (Podemos), de Goiás, também se pronunciaram no plenário, assim como o representante da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Mário César Homsi Bernardes, que considerou o Pequeno Príncipe como um exemplo para os hospitais filantrópicos do Brasil.

A diretora executiva do Complexo Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, lembrou da importância das instituições filantrópicas para a saúde do país e agradeceu pelo trabalho voluntário de sua mãe, Ety Forte, como presidente da mantenedora do hospital que, conforme suas palavras, “com coragem, ousadia e uma pitadinha de boas loucuras, plantou sementes maravilhosas que transformaram o Pequeno Príncipe na referência que é hoje”. E acrescentou: “Também é uma grande alegria contar com profissionais talentosos e capacitados e muito mais que isso, apaixonados”.

Representando o Conselho Federal de Medicina, do qual é vice-presidente, o diretor técnico do Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino, afirmou em seu discurso: “Tive o privilégio de, na gestão passada do CFM, coordenar a comissão nacional da defesa do SUS e vejo que nosso hospital, ao longo de sua história, inspira e defende equidade no tratamento de todas as crianças. O Pequeno Príncipe pertence à sociedade e vai continuar sua caminhada porque suas bases de valores morais são sólidas. Me sinto satisfeito pelo reconhecimento da instituição que mais se dedica e investe na criança e tem foco no bem do próximo e tudo isso dá certo por causa do nosso princípio maior que é o amor às crianças”.

O diretor corporativo do hospital, José Álvaro Carneiro, também ressaltou as qualidades de todos que atuam na instituição, desde funcionários, passando pelo corpo clínico e os voluntários. “As palavras mágicas compaixão, empatia, dignidade e equidade que estavam na semente da organização, hoje são um traço comum em todas as pessoas que trabalham no Pequeno Príncipe e eu agradeço a todos que nos dão energia para continuar nessa caminhada”, finalizou.

Fonte: Reinaldo Bessa