Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados reúne-se hoje com representantes de órgãos de governo na área de gestão para discutir o documento “A relevância do diagnóstico clínico para uma ação eficaz na atenção básica de saúde”.

O estudo, cujo relator é o deputado Dr. Luiz Ovando (PSL-MS), valoriza a figura do médico e a necessidade de “resgatar a credibilidade e conhecida eficiência do clínico, particularmente na elaboração de diagnóstico efetivo e pronta-terapia, evitando-se complicações, economizando recursos e dignificando a situação de usuários e profissionais de saúde”.

Ainda segundo o deputado, tal atuação está ameaçada por barreiras a uma adequada relação médico/paciente. “Muitos usuários do SUS não têm a oportunidade de serem atendidos continuadamente pelo mesmo profissional; além disso, há deficiências em programas de controle de doenças como, por exemplo, de diabetes e hipertensão”, disse.

O objetivo do Cedes com o estudo é analisar a efetividade do modelo de atenção primária do SUS, comparando-o com outros sistemas universais de saúde, além de indicar meios para a ampliação de sua efetividade.

Foram convidados para falar na reunião:

  • o coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Paulo Eduardo Sellera;
  • o diretor do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Otavio Pereira D’Avila;
  • o assessor parlamentar do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Leonardo Vilella; e
  • o membro da Diretoria-Executiva do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Hisham Mohamad Hamida.

O encontro está marcado para as 14 horas na sala de Reuniões da Mesa, no Edifício Principal.

Fonte: Agência Câmara Notícias