Desembarcou na noite desta quarta-feira (3), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, o quarto lote de insumos para produção da vacina do Butantan. A maior carga até agora, remetida da China, chegou ao Brasil pela Latam Cargo e trouxe 5,4 mil litros de insumos, suficientes para produzir 8 milhões e 600 mil doses do imunizante – que serão integradas ao PNI (Plano Nacional de Imunizações). O governador João Doria, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, e o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, acompanharam o desembarque dos insumos.

Com a entrega de mais esse lote, o Butantan entregará, até a segunda quinzena de março, 17 milhões e 300 mil doses da vacina. “Essa quantidade representa 90% do total de vacina disponibilizada no Brasil contra a Covid-19. Ou seja, nove em cada dez vacinas para o combate à Covid-19 são vacinas do Instituto Butantan. De São Paulo para o Brasil”, afirmou Doria em coletiva realizada nesta quarta-feira (3).

De acordo com o Governador, após a fase de produção pelo Instituto Butantan, as vacinas serão distribuídas para todo o Brasil pelo Ministério da Saúde a partir do dia 23 de fevereiro.

“Iremos liberar, pelos próximos 30 dias, 600 mil vacinas por dia. Isso vai acontecer durante o mês de março, 30 dias após o dia 23 já temos essa entrega planejada. Chegará mais matéria-prima da China e na nossa expectativa não haverá mais interrupção dessa produção”, afirmou Dimas Covas. O diretor do Butantan ressalta que o Instituto pode cumprir rapidamente o contrato inicial de 46 milhões de doses para o Ministério da Saúde e prosseguir com as demais 54 milhões já previstas.

Uma nova remessa de 5,6 mil litros de matéria-prima deve chegar na próxima semana (dia 10) e dará origem à produção de 8,7 milhões de doses. Dessa forma, as vacinas prontas e os insumos irão corresponder a mais de 27 milhões de doses para imunização.

Fonte: Instituto Butantan