A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e suas Federações estão se mobilizando para derrubar as chances de aprovação da proposta do relator da Reforma da Previdência, deputado Arthur Maia, de acabar com a isenção fiscal das entidades filantrópicas. Para o presidente da CMB, Edson Rogatti, se a medida for aprovada, os hospitais não terão condições mínimas de sobrevivência. “Estamos trabalhando junto aos deputados e senadores, apontando o impacto que o segmento da Saúde irá sofrer se a isenção fiscal for retirada. Nosso objetivo é demonstrar que, se a situação da Saúde está difícil com o subfinanciamento, sem a isenção, não haverá possibilidade de sobrevivência para os hospitais filantrópicos, que respondem por mais de 50% dos atendimentos do SUS”, afirmou.

Rogatti informou ainda que, enquanto presidente da Federação de São Paulo (Fehosp), está realizando reuniões com as regionais no Estado e conclamando os associados a entrar em contato com cada deputado das respectivas regiões. “Em todas as reuniões que participo, se tenho a oportunidade, tenho falado de nossa preocupação com a Reforma da Previdência. Tenho entrado em contato também com parlamentares de outros estados com quem tenho contato. Se não houver pressão, podemos ser muito prejudicados, pois o relator está irredutível”, reforçou.

Nos dias 14, 15 e 16 de março, aproveitando a realização das reuniões dos Conselhos Consultivo e de Administração, a CMB vai capitanear visitas aos parlamentares no Congresso Nacional, acompanhando, ainda, a caravana proposta pelo Fonif.

As Federações também estão mobilizando seus parlamentares. Nesta quinta-feira, 09/03, na Bahia, a Fesfba realiza um encontro com autoridades, parlamentares e entidades para debater a questão, no Hotel Fiesta, das 8h30 às 11h.

Em Santa Catarina, a Fehosc se reunirá, também nesta quinta-feira, com seus diretores e associados para alinhar seu plano de ação e estratégias.

No dia 13 de março, a partir das 8h30, será a vez da Federação do Piauí (Femipi) realizar um café da manhã com as entidades associadas e os parlamentares, no hospital São Marcos.

E no dia 27 de março, a Federação do Paraná (Femipa) comemora seus 31 anos, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e a bancada federal e estadual, a partir das 8h30, no Salão Royalle do Lizon Curitiba Hotel.

No Rio de Janeiro, a Federação está entrando em contato com os parlamentares do Estado e pedindo apoio para a manutenção da isenção.

A CMB recomenda que as demais Federações também procurem o apoio dos senadores e deputados federais e estaduais, otimizando o relacionamento com seus respectivos parlamentares. Dessa forma, é possível construir um relacionamento com as bancadas, aproximando-os da realidade vivida pelos hospitais.

Vale ressaltar que a CMB pretende realizar novamente o Café da Manhã com parlamentares e fornecedores durante o 27º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que será realizado em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto de 2017.

Fonte: CMB