A CMB participou, na última quinta-feira (16), do último dia da caravana do Fórum Nacional de Instituições Filantrópicas (Fonif), que esteve em reunião com o líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE) e o vice-líder Leonardo Quintão (PMDB-MG). Eles se comprometeram a levar os dados apresentados pela CMB e pelo Fonif para uma reunião da liderança no Palácio do Planalto na próxima semana.

Os presidentes das Federações do Rio de Janeiro (Femerj), Benedito Marques; do Piauí (Femipi), Jorge Ivan Teles, e do Paraná (Femipa), Flaviano Feu Ventorim, também estiveram no Congresso Nacional nessa quinta para visitar outros deputados.

Banco do Brasil
O presidente da CMB, Edson Rogatti, também participou de uma reunião com vice-presidente do Banco do Brasil, José Eduardo Pereira Filho. No encontro, foi discutida a possibilidade de o Banco do Brasil (BB) criar uma linha de crédito específica para as santas casas e hospitais filantrópicos e a operacionalização do BNDES Saúde via BB. A CMB também pediu atenção na análise dos processos do Prosus.

Também participaram do encontro os presidentes das Federações do paraná (Femipa), Flaviano Feu Ventorim, e do Piauí (Femipi), Jorge Ivan Teles; a assessora Jurídica da CMB, Dra. Monaliza Costa Santos; e o gerente executivo Ênio Mathias Ferreira, e o gerente da Diretoria de Governo Amauri G, Lellis Jr., ambos do Banco do Brasil.

Caravana do Fonif

Na quarta-feira (15), após a reunião do Conselho de Administração, a CMB e as Federações estiveram reunidas com vários parlamentares na Câmara dos Deputados, realizando um trabalho preventivo em relação à proposta de extinção da isenção fiscal das entidades filantrópicas. Além disso, o presidente Edson Rogatti, juntamente com outros presidentes, participou da caravana do Fórum Nacional de Instituições Filantrópicas (Fonif).

A CMB e o Fonif estiveram com o líder do PSDB, deputado Ricardo Tripoli (SP), explicando a situação e apresentando os dados do Setor Filantrópico – Saúde, Educação e Assistência Social. Os representantes alegaram que a população é que sofrerão as consequências caso as filantrópicas percam a imunidade. “O governo não tem condições de realizar o que as filantrópicas fazem em todos os setores”, ressaltou Rogatti. O deputado Tripoli afirmou que a bancada está fechada com o representante do partido na Comissão da Reforma da Previdência, e deve acompanhar o voto dele, que é contra a proposta.

Os presidentes das Federações também visitaram os deputados de suas bases e estiveram com o presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, deputado Antonio Brito (PTB-BA), a quem entregaram, oficialmente, a Carta de Salvador, com as considerações contra a proposta que extingue a isenção fiscal das entidades filantrópicas.

 

Confira mais fotos: