A CMB recebeu, nessa segunda-feira (19), a visita dos representantes da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), que voltou a compor o quadro associativo da CMB em outubro de 2017.

Durante o encontro, a Federassantas relatou as dificuldades em receber os repasses estadual e municipais, que complementam os recursos da Saúde. De acordo com a presidente da Federação, Kátia Regina de Oliveira Rocha, os hospitais mineiros estão sobrevivendo apenas com os recursos federais.

O grupo também propôs à CMB discutir a possibilidade de trabalhar na alteração na Lei 8080/1990 (Lei do SUS), para estabelecer uma maior participação de Estados e municípios no financiamento do Setor, uma vez que, segundo afirmação do Ministério da Saúde, atualmente, 50% do financiamento é federal.

As condições para a regulamentação da Lei 13.479 (Pró-Santas Casas) também estiveram em pauta. A Federassantas se comprometeu a trabalhar, no Estado, as manifestações necessárias para contribuir com o andamento da regulamentação.

Participaram da reunião o presidente da CMB, Edson Rogatti; o vice-presidente da CMB, Mauricio Dias (por videoconferência); e os diretores geral e administrativo da CMB, José Luiz Spigolon e Monaliza Costa Santos, respectivamente. Pela Federassantas, além da presidente Kátia Rocha, estiveram presentes os vice-presidentes regionais Rita de Cássia Pereira de Castro, Ramon de Almeida Duarte e Daniel Porto Soares, além do superintendente da Federação, Adelziso Pereira Vidal Filho (Junior).

Fonte: CMB