A Agência Nacional de Saúde Suplementar apresentou, durante a reunião da Câmara de Saúde Suplementar, realizada no último dia 26, os três eixos que vão compor sua agenda para o Biênio 2015/2016: Garantia de Acesso à Qualidade Assistencial; a Sustentabilidade do Setor; e a Integração com o SUS. A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) foi representada pelo Sr. Julcemar Ragnini.

Segundo a ANS, a Agenda Institucional também tem o foco no estímulo à concorrência, transparência e aprimoramento das regras de comercialização dos planos de saúde, para que ocorra uma melhor prestação dos serviços.

Durante o encontro, a ANS informou sobre o andamento do projeto piloto Parto Adequado, que recebeu 42 inscrições de estabelecimentos interessados em participar. Na última sexta-feira (27), a Agência anunciou a lista das 28 instituições escolhidas para participar da primeira etapa do projeto. A medida, que tem parceria da ANS, Ministério da Saúde, Institute for Healthcare Improvement (IHI) e Hospital Alberto Einstein, prevê um acordo de cooperação técnica com mapeamento de processos e indicadores com vigência de 36 meses. O objetivo é mudar o modelo de atenção ao parto, promovendo a redução do número de cesarianas.

Sobre o reajuste dos planos individuais, a ANS informou que até o final de março de 2015 será formado um grupo técnico pela diretoria colegiada para discutir o tema. Uma das preocupações é o desinteresse das operadoras é em oferecer os planos individuais. As empresas alegam que o principal motivo de terem desistido do mercado é a metodologia do cálculo do reajuste.

Já a revisão do rol de procedimentos e eventos em saúde, normatizada pela RN 338, possui um comitê permanente da regulamentação em saúde tem caráter consultivo para analisar as questões de coberturas. Dentre as sugestões está a proposta de aderir a CBHPM como padrão de nomenclatura.

A Rede Saúde Filantrópica/CMB chama a atenção, ainda, para a publicação das Resoluções Normativas 360361362363364365,366367368369,370 e 371, cuja leitura e a aplicação são importantes para as operadoras.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB