Sempre em busca de melhorias para a rede, nessa terça-feira (24), o presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Mirocles Véras, o diretor-geral, Mário César Homsi Bernardes, e inúmeros representantes das federações estaduais participaram de uma extensa programação de reuniões, em Brasília, para buscar soluções e projetos consistentes de subsistência para os hospitais filantrópicos. Na agenda, houve também reunião com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, que recebeu a comitiva na sala da presidência da Câmara.

Do Paraná, diversos representantes das santas casas e hospitais filantrópicos afiliados à Femipa estiveram na capital federal para se unir ao movimento organizado pela CMB. Durante a passagem, eles aproveitaram para visitar os gabinetes dos senadores paranaenses Alvaro Dias e Flávio Arns, para buscar apoio à Emenda nº SEDOL: SF 22582.03786 – 88, de autoria do senador Luis Carlos Heinze, que pede que seja definida e viabilizada, antes de qualquer outra deliberação acerca da PEC, a fonte de recursos de que precisamos para suportar os impactos decorrentes dos projetos que instituem pisos salariais. Ambos os senadores aproveitaram o encontro para assinar o apoio à emenda.

A agenda iniciou com a participação de audiência pública extraordinária sobre a linha de crédito para as Santas Casas, na comissão de finanças e tributação da Câmara dos Deputados. Os deputados paranaenses Rubens Bueno, Vermelho e Nishimori estiveram nessa reunião. Na sequência, Véras,  Bernardes e demais lideranças se juntaram ao presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas, deputado Antonio Brito, em reunião na liderança do PSD na Câmara para unir forças. O encontro foi acompanhado por inúmeros representantes de hospitais filantrópicos, os quais reforçaram o pedido pela justa remuneração do setor filantrópico que presta serviço ao SUS, aos deputados federais e aos senadores.

Ao fim da tarde, eles se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para reforçar o apelo ao governo para a aprovação de projetos que propiciem o financiamento do setor filantrópico, para que os atendimentos sejam mantidos nas Santas Casas. A programação faz parte do movimento Santas Casas Não Suportam Mais, para sensibilizar os parlamentares sobre o endividamento da rede filantrópica.

Fonte: CMB, com informações da Femipa