Com a presença do governador Beto Richa, do secretário estadual Michele Caputo Neto, da Saúde, deputados, prefeitos e vereadores da região e as principais autoridades da cidade, a Santa Casa de Paranavaí comemorou com um jantar por adesão os 60 anos de fundação da instituição. Na ocasião, o governador recebeu o título de Sócio Benemérito da Santa Casa. Outras homenagens foram realizadas.

A cerimônia teve início com a apresentação de um vídeo que mostrou o avanço do hospital nos últimos anos, depois de passar por uma grave crise financeiras em 2001, com greves e perda de crédito.

Na sequência foram homenageados com uma placa de agradecimento pela diretoria da Santa Casa, o voluntário Jesus Antonio Muccio Baruzzi, de São João do Caiuá, que está mobilizando a população da cidade para fazer pequenas contribuições. Simples e humildade declinou do convite para receber a homenagem e o prefeito Carlos Maia recebeu em seu nome e foi o portador da honraria; Secretário Michele Caputo, “grande parceiro da Santa Casa” e que pela sua atenção ao hospital e a esta cidade já recebeu os títulos de Cidadão Honorário de Paranavaí e sócio Benemérito da Santa Casa; Rubens Costa Monteiro, pioneiro da Santa Casa e o médico mais velho em atividade no corpo clínico do hospital; e o promotor Pedro Ivo Andrade, pela sua “defesa da população, como cidadão de bem e consciente de sua responsabilidade social e como representante do Ministério Público que se instalou na trincheira em defesa da Santa Casa, quando, em, 2002, ela ameaçou fechar suas portas”.

A Santa Casa também homenageou os patrocinadores da campanha “Com Você, Fazemos Mais”, que visa arrecadar fundos para a construção de uma nova UTI. Receberam uma distinção especial a Paranavel, as Cooperativas de Crédito Sicoob, Sicredi e Uniprime, empresário Paulo Felippe, Unimed/Paranavaí, Notti Construções e Pavimentação, Cooper Card – Administradora de Cartões e Med Saúde.

Na ocasião, o agroindustrial Gilberto Pratinha, do Suco Prat’s, anunciou a doação para o hospital de um veículo zero quilômetro, e o empresário João Roberto Viotto, da Incorpore – Incorporadora e Loteadora, um terreno no valor de R$ 200 mil, no Bougainville – Residence & Resort. Ambos também foram homenageados.

O grande momento da noite foi a homenagem ao governador Beto Richa, com a outorga do título de sócio benemérito “pela sua atenção, apoio e consideração com a instituição”. Ele recebeu o título das mãos do presidente do hospital, Renato Augusto Platz Guimarães e do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ).

PRONUNCIAMENTOS – Após as homenagens aconteceram os pronunciamentos. O presidente Renato Guimarães fez um relato de como assumiu o cargo, atendendo pedido, a época, do então presidente da Aciap, Maurício Gehlen, do promotor Pedro Ivo, na época atuando em Paranavaí, dos médicos Ivan Botelho e Otávio Siqueira e do então coordenador do Consócio Intermunicipal de Saúde da Amunpar, Héracles Alencar Arrais. Disse que contou com muita ajuda para resgatar a Santa Casa e agradeceu a todos que contribuíram neste processo.

O prefeito KIQ deixou de lado as questões de saúde para falar de um assunto que conhece bem, a segurança pública. Fez um testemunho em favor do governador e disse que não é só a segurança que melhorou, mas todas as áreas do Estado.

Michele Caputo renovou a parceria com a Santa Casa, falou de novos investimentos e destacou o trabalho sério realizado pela diretoria. Também apresentou números para mostrar os avanços na saúde pública do Paraná.

Por fim, o governador Beto Richa falou dos avanços do Paraná, que hoje é reconhecido nacionalmente. Voltou a dizer que quando fez o ajuste fiscal, que lhe gerou muitas críticas, pensava no bem do Estado, e que graças ao ajuste, está podendo fazer investimento em todas as áreas. Sobre os pedidos de reajustes salariais, disse que vem fazendo o que pode, “o que não vamos fazer é dar reajuste acima de nossa capacidade e deixar de investir na Santa Casa, deixar de comprar ambulâncias. Isso não vamos fazer”.

Mais Fotos:

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí