A cidade de São Paulo recebe, nos dias 21 e 22 de junho, a 12º edição do Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas. Realizado pela Rede Saúde Filantrópica da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (RSF/CMB), o evento deve reunir 150 pessoas no Novotel Jaraguá, para debater o tema central “Repactuando as relações entre operadoras, prestadores, fornecedores e clientes em prol da sustentabilidade”.

Segundo o presidente da CMB, Edson Rogatti, o mercado de Saúde Suplementar também está sendo impactado pelo cenário econômico atual, especialmente dado o crescimento da taxa de desemprego no País, já que mais de 65% dos contratos dos planos de saúde são coletivos e empresariais. “Acreditamos que o fortalecimento das parcerias entre os atores da cadeia produtiva e a adoção de ferramentas de gestão que contribuam para a melhora da qualidade são fundamentais para minimizar os efeitos da crise e oferecer serviços e produtos cada vez melhores para os usuários de planos de saúde”, diz Rogatti.

Programação Científica

No dia 21 de junho, o XII Congresso vai abrir o debate às 9h, com a palestra da pesquisadora do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), Natalia Cairo Lara, sobre a “Visão Macroeconômica do Mercado de Saúde”.

Em seguida, o CEO do Grupo São Francisco, Lício Cintra, e o diretor-executivo do Hospital Sírio Libanês, Fernando Andreatta Torelly, vão falar sobre “Estratégia de crescimento do Setor Saúde”.

O Programa de Qualidade das Operadoras será tratado pela especialista em regulação da Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rosana Neves, na mesa sobre as “Mudanças do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)”.

O “Reflexo do IDSS nas operadoras” será o tema do debate capitaneado pelo gerente médico do plano de Saúde Ana Costa, Dr. Renato Abreu Filho.

Já no dia 22 de junho, os debates estarão voltados para a gestão e controle de populações específicas: às 8h30, o diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UnATI/UERJ), Dr. Renato Veras, vai tratar sobre os cuidados com o idoso; seguida pela apresentação das “soluções e Controle de Doenças Crônicas”, com o diretor comercial da Optum, Romero Franco, e o CTO da Carenet Longevidade, Vitor Serra Mori; encerrando a programação com a palestra sobre “Ferramentas de Gestão”, na mesa dividida pelos diretores da IAG Brasil, Renato Couto, e da Solo Consultores, Sergio Lopes, e o CEO do Grupo São Cristovão, Valdir Pereira Ventura.

Programação Social

A abertura oficial do evento será realizada no dia 21 de junho, a partir das 17h30, com a participação do presidente da CMB e presença confirmada de representantes de outros segmentos da Saúde Suplementar, como a Abramge e a Unimed do Brasil, além de autoridades, especialistas e administradores.

A Palestra Magna sobre o tema central do XII Congresso será proferida pelo presidente da Associação nacional dos Hospitais Privados (Anahp) e da Federação Internacional de Hospitais (IHF), Dr. Francisco Balestrin, que vai abordar a importância da atuação dos atores da cadeia produtiva na sobrevivência do negócio.

A cerimônia será seguida pelo jantar de confraternização, que contará com a atração musical DJ Puff, com seu repertório da black music.

Feira

Os congressistas também poderão conferir na área externa do auditório Julio + Menotti, uma exposição dos produtos dos patrocinadores, com inovações tecnológicas, soluções em gestão e possibilidades de negócios.

Fonte: CMB