O 26.º Congresso Mundial de Medicina do Tráfego da ITMA (The International Traffic Medicine Association) será realizado em Curitiba, no período de 30 de outubro a 1.º de novembro deste ano, tendo como foco a redução de mortes e lesões no trânsito. Esta é a segunda edição que ocorre no Brasil; a primeira – o 13.º Congresso ‑ foi realizada em 1994, em São Paulo. O tema em destaque de 2018 será “Mortalidade no trânsito, um problema menosprezado em nível mundial”. A organização tem a participação da INAQ (Avaliação e Gestão de Qualidade). Dentre os palestrantes internacionais que confirmaram presença estão o presidente emérito do ITMA, Dr. Leonard Evans (EUA); o ex-presidente Lars Englund (Suécia); e ainda os Prof. Ulf Bjornstig (Suécia), Masahito Hitosugi (Japão), Diva Eensoo (Estônia), Donald Redelmeier (Canadá), Alberto Silveira (Argentina) Jihong Zhou (China).

Para os organizadores, a expectativa é de que o Congresso Mundial tenha público próximo de 500 pessoas. A escolha de Curitiba decorreu de seus avanços no âmbito de prevenção de acidentes, aprimoramento de serviços de atendimento de urgência e emergências às vítimas e pelo transporte público integrado que se diferencia das demais capitais. No material promocional divulgado em outros países e no próprio portal da ITMA, Curitiba é destacada como cidade modelo no Brasil. O 25.º Congresso tinha sido realizado em 2016, na China.

O coordenador do evento no Brasil será o Dr. Jack Szymanski (CRM-PR 5444), que recentemente foi eleito presidente da ITMA e vai suceder na função ao Prof. Zhengguo Wang, da China. O primeiro brasileiro a presidir a associação internacional é filho de médico (Dr. Constantino Leszek Szymanski, já falecido), natural de Araucária (PR) e tem atuação profissional em Cascavel. Formado em 1976 pela Universidade Severino Sombra (RJ), ele é especialista em medicina de tráfego e oftalmologia. A esposa dele, a médica Ana Maria Kerr Saraiva Szymanski (CRM 7017), especialista em medicina de tráfego, clínica médica e medicina do trabalho, integra a comissão científica do evento.

Confira abaixo alguns materiais de divulgação do evento:

Objetivos da associação

A organização internacional nasceu em 1960, composta principalmente por médicos, com o objetivo de prevenir falhas e reduzir mortes e feridos causados por acidentes de trânsito. Em quase 60 anos de história, a ITMA tem trabalhado constantemente com a colaboração de especialistas de diversos campos e diferentes partes do mundo, contando ainda com a participação da Organização Mundial da Saúde e de outros órgãos da ONU.

De acordo com a OMS, aproximadamente 3,4 mil pessoas morrem diariamente no mundo, vítimas de acidentes de trânsito, somando-se a outros a milhares de feridos e sequelados. Estatísticas mostram que a média mundial é de 18 mortes por grupo de 100 mil habitantes. No ranking dos países com a maior proporção de mortes, o Brasil aparece em quarto lugar, atrás apenas de China, Índia e Nigéria, com registro próximo de 50 mil mortes anuais. Tajiquistão, Ilhas Fiji, Ilhas Marshall e Israel aparecem entre os países com menos casos fatais no trânsito, na proporção populacional.

De acordo com o presidente do 26.º Congresso e agora eleito para a ITMA, o evento é uma oportunidade ímpar para discutir assuntos de medicina, psicologia, fisiologia, engenharia, segurança do trânsito, design de veículos, polícia e administração pública que envolvam a medicina do tráfego. O Congresso incidirá, diz, em questões como a assistência automática ao motorista, o apoio à segurança de condução para motoristas com danos cerebrais e violência no trânsito, com o objetivo de estabelecer estratégias para mudanças culturais e sociais para conseguir um tráfego mais seguro.

Entre os temas de palestras já definidos estão: “Avanços após 20 anos do programa Vision Zero de segurança no tráfego”, “Como o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) pode auxiliar motoristas deficientes para estarem aptos a dirigir novamente”, “Prevenção de acidentes de trânsito, novos desafios”, “Direção veicular segura em motoristas com danos cerebrais pós AVC no Japão” e “Ações contra a condução veicular sob efeito de álcool ‑ estratégias propostas para os médicos para ajudar seus pacientes a prevenir a condução veicular alcoolizada”.

Serviço
26.º Congresso Mundial de Medicina de Tráfego da ITMA
Local: Auditório TUCA da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Rua Imaculada Conceição, 1155, bloco azul).
Data: 30 de outubro a 1.º de novembro de 2018
Informações: (41) 99941-5320
Site: http://www.itma-congress-2018.com
Portal da ITMA: http://www.trafficmedicine.org

Fonte: CRM-PR