A dívida das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos também é uma preocupação de outras entidades. Esta foi a observação do Conselho de Administração da CMB, que esteve reunido nessa quarta-feira (08). Para os conselheiros, as entidades ligadas aos trabalhadores da Saúde e de hospitais lucrativos estão começando a ser impactadas, como reflexo da crise dos filantrópicos. A questão deve ser pauta do encontro que está sendo agendado na Câmara dos Deputados e com o presidente da ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no próximo dia 21 de junho.

Segundo o presidente da Federação do Paraná (Femipa), Flaviano Feu Ventorin, que representou a CMB em encontro com o ministro da Saúde, realizado pela Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), no Paraná, no último dia 04 de junho, não apenas o ministro está preocupado com as soluções para o setor, mas as demais entidades participantes do encontro também declararam seu apoio. O ministro voltou a manifestar sua preocupação durante encontro com a CMB nesta semana (veja as declarações do ministro na reunião com a CMB e as 25 maiores entidades filantrópicas).

Nesse sentido, a CMB está convocando uma reunião, no dia 21 de junho, às 14h30, com a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, na Câmara dos Deputados. A ideia é convidar entidades parceiras, como o Instituto Coalizão Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Confederação Nacional da Saúde (CNS), Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Anahp e Confederação dos Trabalhadores da Saúde (CNTS) para apresentar uma pauta conjunta aos parlamentares, sensibilizando-os em relação à crise do Setor Saúde.

Em seguida, às 18h, está marcado um encontro com o presidente da OAB Nacional, Dr. Cláudio Lamachia, quando a CMB deve entregar um documento expondo o trabalho realizado pelo segmento sem fins lucrativos da Saúde e a crise que estão enfrentando. O objetivo é firmar uma parceria com a OAB, para que a Ordem, sendo uma defensora da cidadania, possa estabelecer caminhos para que o Executivo destine recursos à Saúde, como forma de o governo cumprir seu dever de oferecer Saúde à população.

Encontros políticos
O presidente da CMB, Edson Rogatti, participou, na manhã dessa quarta-feira (08), do encontro realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com o setor produtivo e, posteriormente, com o presidente interino Michel Temer.

Cerca de 300 empresários participaram do debate sobre atual momento político e econômico do Brasil e depois foram recebidos no Palácio do Planalto pelo presidente Temer. Representando o empresariado, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, disse que o momento é de apoio ao País e não de defesas políticas. Ele afirmou que o objetivo é encontrar caminhos para ajudar o Brasil voltar a crescer. Skaf também pediu a redução das taxas de juros para que seja possível fazer o dinheiro circular no mercado novamente.

O presidente Michel Temer disse que está trabalhando pelo crescimento do País e que sua prioridade está em criar empregos e reduzir a inflação. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que estão escolhendo pessoas certas para dirigir a área econômica, mas lembrou que será preciso um tempo para alcançarem resultados. Para isso, ele pediu o apoio do empresariado e defendeu reajustes na economia, a adoção de Parcerias Público-Privadas e a busca de investidores.

Ministro da Saúde
À noite, a CMB foi recebida, mais uma vez, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Segundo o presidente Edson Rogatti, foram debatidas questões de interesse das Santas Casas, como o apoio ao Projeto de Lei 744/2015, que cria um programa de financiamento específico para as Santas Casas; Prosus; empréstimos consignados do SUS; taxa de juros que a Caixa Econômica Federal (CEF) cobra dos hospitais; a PNHOSP; e as linhas de crédito da CEF e do BNDES para as santas casas.

Também participaram da reunião a Santa Casa de Itabuna e o presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, deputado Antonio Brito.

Fonte: CMB