Na quarta-feira (17), profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, da Femipa e da consultoria Gesaworld se reuniram para mais um workshop do projeto Cuidados Continuados Integrados. Durante todo o dia foram discutidas as diferentes tipologias que podem ser adotadas para o Paraná.

De acordo com a médica Montserrat Doez, diretora técnica da Gesaworld, o encontro permitiu um aprofundamento de conhecimentos e o debate de qual deve ser a experiência inicial para o Estado. Na semana passada, o secretário de estado da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou que o Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, de Rebouças, é a instituição escolhida para receber essa iniciativa.

Os próximos passos serão uma visita técnica de arquitetos ao hospital e a análise das patologias com maior ocorrência que demandam cuidados continuados e poderão ser atendidas por essa unidade.

Um novo encontro do grupo de trabalho está programado para o dia 3 de maio.

O projeto
O modelo de Cuidados Continuados, referência em países da Europa, visa dar respostas às necessidades de determinados grupos de pacientes como pessoas com doenças e dependência funcional, pacientes com pluripatologias crônicas e terminais e idosos com necessidades sociais e de saúde. Com a constituição da rede, pacientes com esses perfis ou que se recuperam de procedimentos cirúrgicos podem receber atendimento nessas unidades, próximo da família, sem a necessidade de ser transferido para os grandes hospitais, o que amplia o acesso e garante mais eficiência ao sistema.

Fonte: Assessoria de Comunicação Femipa