Na última semana, aconteceu na Santa Casa de Londrina o curso Gestão estratégica de custos em Saúde, promovido pela FEMIPA. Mais de 50 pessoas participaram da capacitação. Na avaliação do palestrante Eduardo Regonha, doutor em Ciências pela Unifesp e diretor executivo da XHL Consultoria, o encontro foi um sucesso e serviu para apresentar uma fundamentação teórica e prática dos conceitos de custos e reforçar a importância disso para o dia a dia das instituições.

“Não é mais admissível imaginarmos que um hospital, uma clínica ou um serviço diagnóstico farão suas negociações sem conhecerem efetivamente os custos inerentes aos serviços. Temos que conhecer quanto é uma diária, quanto custa uma hora de cirurgia, um procedimento realizado. Isso facilita a negociação e a tomada de decisões”, apontou Regonha.

Segundo ele, também é fundamental envolver o gestor nesse processo, para que ele conheça e gerencie os custos da sua área e utilize a ferramenta para ajudar a instituição a controlar e, muitas vezes, reduzir valores.

“Neste curso, mostramos os caminhos para fazer tudo isso e as possibilidades que temos com o uso coerente e consistente da ferramenta de gestão de custos. Foi muito gratificante estar aqui com a FEMIPA mais uma vez nesse encontro”, completou.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Maureen Bertol