O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão vem desenvolvendo uma série de ações de interesse das instituições filantrópicas. Uma delas é a ferramenta de capacitação à distância específica para Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que está sendo gerenciada pela Escola Nacional de Administração Pública. Os cursos são modulares e permitem a maior participação possível, pois não necessita de deslocamentos por parte dos treinandos. Um dos temas é com relação ao Siconv. Nesse assunto, a plataforma de ensino à distância oferece seis módulos: Siconv para Convenentes 1 – Visão Geral; Siconv para Convenentes 2 – Proponentes e Usuários; Siconv para Convenentes 3 – Proposta e Plano de Trabalho; Siconv para Convenentes 4 – Execução; Siconv para Convenentes 5 – Prestação de Contas; e Siconv – Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV). Todos estão com inscrições abertas e a data limite para cadastro é dia 28 de julho.

De acordo com José Luiz Spigolon, diretor-geral da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), “esses cursos são de grande importância, porque capacitam os colaboradores dos hospitais e ajudam a esclarecer dúvidas relacionadas à operacionalização e às funcionalidades do SICONV, especialmente para os convênios derivados de emendas parlamentares”.

Para acessar, basta entrar no site http://www.enap.gov.br/web/pt-br/a-distancia e clicar no link Cursos a Distância sem Tutoria. Lá estarão disponibilizadas todas as opções de cursos. Aqueles referentes ao SICONV estarão no fim da lista.