Na audiência púbica, que conteceu na tarde do dia 18 de outubro, na Comissão de Seguridade Social e Famíia – CSSF, da Câmara dos Deputados, participaram como convidados a Dra. Cleusa R. da Silveira Bernardes, representando o Ministério da Saúde, o Dr. Ricardo Luiz de Souza Ramos , representando o BNDES, Dr. Giovanni de Carvalho Alves, represnetando a CEF e o Dr. José Reinado Nogueira Jr, pela CMB, quando debateram sobre os problemas referentes à linha de crédito – BNDES Saúde, além dos autores do requerimento, deputados Antonio Brito, presidente da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na área da saúde, e Saraiva Felipe, Presidente da CSSF.

Na oportunidade foi exposto que a linha de crédito ora existente não atende as necessidades do setor , tendo como principais empecilhos a taxa de juros praticada, as garantias exigidas, a capacidade de endividamento e a documentação exigida das entidades, entre outros aspectos.

Antonio Brito, como um dos autores do requerimento, informou que o BNDES, no passado, teve uma linha de crédito com juros subsidados e condições bem mais atrativas, não entendendo os motivos que levaram a instuituição bancária a suspener essa linha e a reabri-la agora, com condições adversas.

Foi criada uma comissão para buscar soluções que viabilizem uma nova linha de crédito subsidiada, já com a reunião marcada para o próximo dia 26 de outubro, no Ministério da Saúde, tendo como representantes: pelo Setor e Legislativo os deputados Antonio Brito, Presidente da Frente das Santas Casas e Darcísio Perondi, Presidente da Frente da Saúde; peo BNDES, o Superintendente da Área de Inclusão Social, Dr. Ricardo Luiz de Souza Ramos e o Diretor da Área de Inclusão Social, Dr. Elvio Lima Gaspar; pea CEF, Dr. Giovanni de Carvalho Alves, Superintendente Nacional da SN Média e Grande Enpresa; e pelo Mnistério da saúde, Dra. Cleusa R. da Silveira Bernardes, Diretora do Departamento de Certificação De Entidades Beneficentes  de Assistência Social em Saúde.

Fonte: Frente Informa Online