A Assembleia Legislativa do Espírito Santo realizou sessão especial em homenagem aos hospitais filantrópicos nessa quinta-feira, dia 22 de março. O evento, proposto pelo presidente da Comissão de Saúde da Casa, deputado Doutor Hércules (PMDB), lembrou o Dia dos Hospitais Filantrópicos, comemorado oficialmente no Estado no dia 11 de março. A ideia foi destacar a importância do trabalho desenvolvido pelos hospitais filantrópicos no Estado. O presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia (CMB), José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, e o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES), Luiz Nivaldo Silva, participaram da sessão.

Doutor Hércules salientou que os hospitais filantrópicos “carregam a saúde pública nas costas”, acrescentando que o Governo do Estado se empenha, faz investimentos, mas é preciso reconhecer o trabalho dessas entidades. Para ele, a sessão especial teve por objetivo apresentar essa realidade e a eficácia do trabalho desses hospitais.

Outro objetivo citado pelo deputado foi destacar as necessidades que os hospitais enfrentam, especialmente em relação à tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que está com mais de 300% de defasagem. “Veio em boa hora esse projeto de nossa autoria e que instituiu o Dia Estadual dos Hospitais Filantrópicos em 11 de março”, disse Hércules.

O presidente da CMB ressaltou a necessidade de melhorar o financiamento para o Setor Saúde, destacando a importância de movimentos como Frente Nacional por mais Recursos para a Saúde, que trabalha para colher até 1,4 milhão de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular, que prevê a aplicação de 10% da receita da União em Saúde.

Já o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES), Luiz Nivaldo Silva, informou que 65% dos atendimentos prestados pelo SUS no Espírito Santo são realizados por hospitais filantrópicos, que formam a maior de rede assistência à saúde no Estado.

Apoio – O vice-governador do Estado, Givaldo Vieira (PT), adiantou que o Governo está dando continuidade às parcerias iniciadas no governo anterior e buscando ampliar essas parcerias com os filantrópicos. Além disso, quer possibilitar a regionalização do serviço de saúde, com a ajuda deles. “No que pudermos, vamos fortalecer os hospitais que já existem, ao invés de criar novos”, garantiu.

“O Governo tem consciência da importância dos filantrópicos pra o Estado”, sustentou o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino. Segundo ele, de 8.600 leitos disponíveis na rede pública, 5.600 estão em filantrópicos, mais de 60%. “Mas, muitos estão fechados porque estão no interior”, admitiu.

Tadeu Marino quer reforçar a parceria com a FEHOFES para discutir a utilização desses leitos e viabilizar recursos financeiros para esses hospitais. “Por mais que tenhamos feito investimentos, ano passado tivemos déficit de mais de 400 leitos de forma geral, o que nos coloca em situações de limite. Abrimos 139 leitos, mas parece que não abrimos nada. É como enxugar gelo”, avaliou Tadeu Marino.

O secretário ressaltou, ainda, a violência no trânsito e a urbana, que têm sido responsáveis pelo aumento da quantidade de pacientes com lesões traumáticas, que precisam de assistência hospitalar qualificada. “Uma situação de guerra urbana e os hospitais sofrem a consequência desses problemas”, lamentou.

Foto: Tonico/Ales

Fonte: CMB