20.03 1Os números divulgados há um mês pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), constataram que o Brasil reduziu em 2,2 mil o número de novos profissionais contratados para os diversos setores da área da saúde, entre novembro de 2013 e outubro do ano passado. O número, bastante expressivo, reflete a dificuldade do setor hospitalar, sobretudo o filantrópico, como analisa Edson Rogatti, presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB).

“No último ano, o Setor Filantrópico enfrentou, não apenas o subfinanciamento, mas também um atraso nos repasses dos pagamentos do SUS, o que agravou a crise. Muitos dos nossos hospitais relataram a necessidade de diminuir o número de colaboradores, embora não tenhamos o número exato dos profissionais dispensados”, revela.

A média divulgada pelo órgão vinculado ao Ministério do Trabalho apontou 536.412 profissionais demitidos no período, o que demonstra uma leve queda no setor a nível nacional. Entretanto, Rogatti afirma que a pesquisa não pode ser diretamente ligada com a diminuição dos leitos disponíveis nos hospitais e unidades de saúde. “A redução do número de leitos é reflexo das condições de financiamento, com certeza. E a expectativa é de que haja mais cortes, tendo em vista o impacto que o orçamento da Saúde deve ter este ano. No entanto, há uma relação entre o número de funcionários e o número de leitos que indica uma boa gestão”, conclui.

Fonte: Por Lucas Caldas – Diagnóstico Web