No início desta semana, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) e em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e o HN Biobanco, lançou a edição de 2022 da campanha Doe Sangue Pelo Esporte, que deve acontecer até o dia 30 de junho. O lançamento foi na sede do Hemepar, no Alto da XV.

A iniciativa, além de aumentar o número de cadastros de doadores de medula óssea, busca sensibilizar e incentivar a doação de sangue. A campanha existe desde 2003 e é essencial para o período do inverno, onde nota-se, historicamente, uma queda abrupta no número de doações.

“Este ano a campanha ganha ainda mais notoriedade pois, nesse momento mais ameno da pandemia, esperamos conseguir maior adesão por parte da população. É sempre válido lembrar que não existe substituto para o sangue, por isso a importância desse ato que combina solidariedade com empatia”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

ESPORTE – Os três principais clubes de futebol da capital paranaense também aderiram à campanha. Os times de Coritiba, Athletico e Paraná Clube irão oferecer uma camisa autografada pelos jogadores e que serão sorteadas entre os doadores ao fim da iniciativa.

SANGUE – O Hemepar é o órgão responsável no Paraná pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos. Atualmente, o estoque registra falta nos tipos O negativo e A negativo. Também apresenta estado crítico no estoque de sangue tipo O positivo.

CADASTRO – Para se cadastrar como doador de medula basta dirigir-se até um Hemocentro, preencher um cadastro e coletar uma pequena amostra de sangue para a realização do exame HLA. Os dados do doador e os resultados do exame são inseridos no Registro de Dadores de Medula Óssea (Redome) e, quando é apontada a compatibilidade, o doador é chamado para exames confirmatórios.

Se confirmada a compatibilidade o doador seguirá para o transplante, que pode ser feito por punção no osso ilíaco ou por coleta de sangue periférico. A regeneração no organismo do doador acontece após 15 dias.

Fonte: Sesa