21.05 3Como fazer uma gestão de custos eficiente? Para o professor Afonso Matos, diretor-presidente da Planisa, esta é uma missão que não se esgota em simplesmente na preparação das planilhas de custo. “A efetiva gestão depende da capacidade da organização em envolver os seus gestores e, principalmente, aqueles profissionais que estão na linha de frente da prestação dos serviços. Não restam dúvidas de que são os profissionais que prestam os serviços os que mais conhecem os custos de sua operação. Cabe aos profissionais de custos motivá-los e propiciar informações para permitir a eficiente gestão dos custos de sua organização de saúde”, afirmou.

Afonso Matos é o palestrante confirmado para o 3º painel do 24º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, no dia 21 de agosto, com o tema “A importância da gestão de custos para uma boa contratualização”.

O professor explicou que o equilíbrio entre os custos dos serviços e a adequada remuneração dos profissionais tem como ponto de partida a conquista da confiança entre as partes. “Uma vez vencida esta etapa e com a existência de informações adequadas e transparentes estão criadas as condições para o avanço nos entendimentos”.  Ele defende que as partes envolvidas elaborem seus preços de venda respaldadas em adequados instrumentos de apuração de custos e que se estabeleça um clima de equilíbrio nas negociações. Já a abertura de planilhas, exigência de alguns profissionais, como recurso de negociação expõe demasiadamente a estrutura das empresas, “sendo desnecessária em um ambiente de confiança mútua”.

Quanto às normas que regem a contratualização – tanto na saúde pública, quanto na suplementar – engessam as negociações e dificultam avanços, segundo Matos. “A Agência Nacional de Saúde Suplementar fez um esforço para superar essas barreiras, contudo os resultados não viabilizaram ainda uma mudança efetiva. É preciso perseverar e voltarmos à mesa de negociações”, ressaltou.