Dois procedimentos inéditos foram realizados no domingo, dia 23, no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), com a utilização de um novo equipamento adquirido pela instituição: a torre de fluorescência. As cirurgias foram realizadas por uma médica do corpo clínico e também um médico convidado, de São Paulo, que ao final proferiu um workshop sobre cirurgia minimamente invasiva. A atividade teve o apoio do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do centro hospitalar.

A cirurgiã oncológica, Dra. Isadora Lippmann, e o cirurgião oncológico e especialista em cirurgia minimamente invasiva, Dr. Marcelo Vieira, realizaram: histerectomia radical com linfadenectomia pélvica (câncer de colo uterino) e histerectomia com pesquisa de linfonodo sentinela com uso de fluorescência (câncer de endométrio), ambas por laparoscopia.

A torre de fluorescência auxilia na busca do linfonodo sentinela. “Essa tecnologia permite a avaliação da rede linfática e localiza o primeiro gânglio para aonde drenam as células cancerígenas (linfonodo sentinela), auxiliando na busca de metástases”, explicou a Dra Isadora. Injeta-se um corante no local da lesão (no caso da cirurgia realizada no domingo, no colo uterino) e com o aparelho de fluorescência o local do linfonodo a ser retirado fica corado de verde, permitindo sua identificação mais eficiente e a realização de cirurgia menos invasiva.

O equipamento também pode ser utilizado em cirurgia de reconstrução intestinal, depois de câncer ou outro procedimento, ou ainda em cirurgias pediátricas. “Este é mais um equipamento da nossa atualização tecnológica no qual buscamos encontrar o melhor para um atendimento completo e seguro aos nossos pacientes”, destacou o diretor-técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini.

Dr. Marcelo Vieira participou de ambos os procedimentos realizados no domingo. O médico é Mestre e Doutor em oncologia pelo Hospital de Barretos e coautor de diversos estudos de impacto científico e que contribuíram para a mudança da rotina na Ginecologia Oncológica, como o Uterus-11, LACC e IRTA trials. Ao fim dos procedimentos, Dr. Marcelo realizou um workshop com médicos da cidade sobre cirurgia minimamente invasiva.

Fonte: Hospital Ministro Costa Cavalcanti