A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está enviando 85 mil testes rápidos para pesquisa do antígeno viral SARS-CoV-2 e 640 oxímetros aos municípios sede das 22 Regionais de Saúde, quatro municípios de fronteira, além de todos os municípios do litoral do Paraná. O objetivo é fortalecer o rastreio, monitoramento e isolamento de contatos relacionados à Covid-19.

A estratégia foi pactuada com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) pretende também reduzir o número de novos casos da doença, possibilitando que contatos de casos confirmados da Covid-19 possam ser testados mesmo assintomáticos, e nos casos já positivados, o oxímetro auxiliará no monitoramento do paciente.

“Estamos enfrentamento um dos piores momentos da pandemia até agora e precisamos evitar a contaminação pelo vírus. Estes insumos irão ajudar as equipes de saúde municipais a realizarem o controle e monitoramento dos casos, evitando a disseminação da doença”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ainda segundo ele, as medidas de prevenção devem continuar. “O uso de máscaras, higienização das mãos e objetos, distanciamento social e outras testagens, ainda são ações que fazem a diferença e por isso devem ser reforçadas”, acrescentou.

Governo federal – O Paraná recebeu nesta semana 98.275 testes rápidos de antígeno (TR Atg SARS-CoV-2) do Ministério da Saúde, que possibilitaram o desenvolvimento da estratégia. Este exame é realizado por meio de coleta de amostra da secreção nasofaringe, capaz de detectar o vírus Sars-CoV-2 com apresentação do resultado em até 15 minutos.

Oxímetros – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) doou 400 oxímetros para a Sesa, para possibilitar o envio destes equipamentos aos municípios e reforçar o monitoramento dos pacientes.

Sesa e Cosems pactuam novas ações de enfrentamento da Covid-19

O secretário Estadual da Saúde, Beto Preto, e diretores da Sesa receberam na manhã de hoje (8) o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Ivoliciano Leonarchik, e representantes da entidade, para discussão e novas pactuações relacionadas ao enfrentamento da Covid-19.

Na reunião foi discutida a possibilidade de ampliação da imunização de grupos prioritários, o planejamento de ação de compensação para municípios que estão seguindo os planos Nacional e Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

“Desta forma, com ações discutidas e pactuadas junto aos 399 municípios, seguimos o enfrentamento da Covid-19, e principalmente, avançamos na vacinação contra a doença em todo Estado”, afirmou o secretário Beto Preto.

“Consideramos este debate e a participação dos municípios muito saudável no Paraná e somo literalmente parceiros do Governo do estado na construção de diretrizes onde todas as cidades e a população possam ser contempladas”, ressaltou o presidente do Cosems e secretário de Saúde de Mangueirinha, Ivoliciano leonarchik.

Gestantes – O encontro de hoje pactou a necessidade de novo pedido de orientação ao Ministério da Saúde sobre a vacinação das gestantes e puérperas. A Nota Técnica que segue em vigor suspendeu a vacinação temporária da Vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para este grupo e interrompeu a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades . “Reafirmamos na reunião que as recomendações seguem no Estado e concomitantemente vamos buscar mais informações junto à Câmara Técnica assessora de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde”, informou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

“Outra questão debatida foi a testagem por antígeno nos municípios. O Paraná está recebendo 98 mil testes deste tipo do Ministério da Saúde e enviará quantidades proporcionais para que os municípios realizem ações de rastreio e monitoramento de contatos”, destacou Maria Goretti.

Influenza – O encontro desta terça-feira pactuou ainda o ampliação da vacinação contra a Infuenza para todos os trabalhadores da educação. Até o momento apenas os professores estavam recebendo as doses.

“Tivemos as demandas mais importantes encaminhadas e o Cosems é grato por todo esforço realizado pela Sesa e também por cada gestor em seu município. Sabemos do papel fundamental e de responsabilidade do Conselho e da Secretaria de Estado para na orientação de cada ação e quando o esforço e o trabalho acontecem em consenso, a população vê o resultado, com mais doses de vacinas chegando, ampliação de grupos a serem vacinados, leitos e equipamentos para tratamento exclusivos da Covid-19”, complementou o presidente do Cosems.

Fonte: Sesa