DWAs inscrições para a seleção dos tutores para o projeto Caminhos do Cuidado estão abertas. São 52 vagas para profissionais com experiência em Atenção Básica e/ou Saúde Mental residentes no Paraná. Conheça o projeto.

No mês de outubro a Escola de Saúde Pública do Paraná, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e o Grupo Hospitalar Conceição, capacitará agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem para o projeto Caminhos do Cuidado. O objetivo é ampliar o atendimento a usuários de crack, álcool e outras drogas.

O curso oferece um conjunto de estratégias e conhecimentos em saúde mental que ajudarão na abordagem e cuidado do usuário de drogas, buscando a reintegração dele com a sociedade, sem qualquer tipo de exclusão. O projeto está inserido no plano nacional integrado de combate às drogas “Crack, é possível vencer”.

As capacitações no Paraná acontecerão entre outubro de 2013 e dezembro de 2014. A aula inaugural em Curitiba está marcada para 21 de outubro. O curso terá carga horária de 60 horas, sendo 2/3 do tempo gastos em horas presenciais e 1/3 nos trabalhos e observações em campo. A coordenadora do curso no Paraná, Maria Helena dos Santos, explica que estão previstas 355 turmas. “Serão aproximadamente 14 mil alunos, 12.328 agentes comunitários e 1.861 técnicos e auxiliares de enfermagem”, disse.

A coordenadora do projeto na região Sul, Desirée dos Santos Carvalho, afirma que a ideia é de que a capacitação aconteça posteriormente em todo o Brasil, começando por seis estados (Paraná, Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal, Acre e Rio Grande do Sul).

Fonte: Sesa