O 29º Congresso das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos está cada dia mais próximo. A CMB realiza várias entrevistas com representantes das Federações das entidades filantrópicas que todos os anos participam do encontro. A presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Espírito Santo, Marfiza Machado de Novaes, conta sobre as expectativas para a chegada do Congresso, que ocorre de 13 a 15 de agosto, em Brasília. A programação e as inscrições estão disponíveis em www.cmb.org.br/congresso.

A representante capixaba classifica o Congresso como um dos mais esperados e impotantes eventos para o setor. “É um momento de troca de experiência e de muito aprendizado. Todos que têm a oportunidade de participar, não saem de lá vazios. Saem com mais conhecimento para a rentabilidade dentro dos seus territórios”. O Espírito Santo tem 43 federadas, entre hospitais filantrópicos e santas casas, além de outros 28 hospitais associados. Perguntada sobre a participação desses associados no Congresso, Marfiza conta que muitos já confirmaram participação, mas o trabalho de incentivar a participação de outros associados é constante.

Para a presidente, os desafios da gestão dos hospitais filantrópicos é um dos temas mais importantes para o evento. “Acho que é o momento de ouvir. O financiamento (das Santas Casas) está muito claro. As coisas estão acontecendo no que tange ao financiamento, mas é interessante falarmos também de gestão, pois uma coisa depende da outra”. A representante do Espírito Santo finaliza sua fala com um apelo. “Muita gente fala que o hospital não funciona porque não tem gestão. Eu queria saber quem faz uma boa gestão sem financiamento? As duas coisas têm que andar juntas para funcionar”, finalizou.

O CONGRESSO

O Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos será realizado, de 13 a 15 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Com o tema central “Setor Filantrópico: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”, o encontro tem como objetivo promover debates de interesse do setor filantrópico de saúde, em busca de atualizar conhecimentos e apresentar ferramentas adequadas para a melhoria da gestão e superação das crises do setor. Programação completa e inscrições pelo site do evento, em http://www.cmb.org.br/congresso.

Fonte: CMB