Capacidade de internamento será dobrada

A UTI Neonatal do Hospital Universitário Evangélico, de Curitiba, está sendo ampliada e terá a capacidade duplicada para receber recém-nascidos. As obras terminam ainda este mês e foram realizadas graças à doação de uma família de Curitiba.

A juíza aposentada Elizabeth Taekinashi realizou o sonho da irmã, Maria, que morreu em 2014. Maria e Elizabeth sempre foram muito unidas e nas conversas que mantinham tinham o hábito de debater os problemas e desafios do país, inclusive os do setor de saúde. “Quando ela faleceu, todas aquelas conversas sobre ajudar quem precisa serviram de inspiração para salvar vidas e resolvemos ajudar com a ampliação da UTI Neonatal”, afirmou Elizabeth.

A família Taekinashi ao longo de sua trajetória tem auxiliado instituições de saúde. No caso da obra para construção da nova UTI Neonatal, Elizabeth doou em nome da irmã mais de R$ 450 mil para realizar o projeto. A nova UTI Neonatal vai oferecer quarenta leitos. Atualmente, a capacidade de operação é de 20 leitos. “Tive a satisfação de conhecer a história de vida de pessoas com a missão de reverter seus bens em prol das pessoas que mais precisam para tratar da saúde”, comentou o administrador judicial do HUEC, Ladislau Zavadil Neto.

A enfermeira supervisora do bloco materno infantil do HUEC, Edna Camila Colli, informou que a nova UTI Neonatal é importante porque recebe casos de bebês que nascem prematuros, por exemplo, e precisam ficar internados por até cinco meses antes de poder receber alta. As novas instalações serão equipadas com modernos equipamentos de ar-condicionado, sistema de câmera de TV, banheiros para os pais e vestiários para os profissionais que atuam na unidade, além de sala de amamentação. “Eu apenas estou cumprindo um pedido dela para destinar os bens da minha irmã a quem mais precisa”, afirma Elizabeth, que esteve no hospital esta semana para acompanhar o andamento das obras.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa HUEC