A campanha lançada pelas santas casas e hospitais filantrópicos de São Paulo pelo reajuste de 100% na tabela utilizada pelo Ministério da Saúde para o pagamento de serviços do SUS ganhou a adesão de outros estados. Representantes do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco declararam apoio ao movimento.
Durante um encontro no dia 26 de novembro, realizado no Centro de Convenções de Votuporanga, no interior de São Paulo, 206 instituições se fizeram presentes, além dos presidentes das federações dos quatro estados. Na ocasião foi criado formalmente o Movimento Nacional das Instituições Filantrópicas de Saúde, o qual a Femipa aderiu, que reivindica mediatas providências do governo federal para o reajuste dos valores de remuneração dos procedimentos do SUS, e também editada a “Carta do Interior”.
O coordenador da frente em defesa do setor na Câmara, deputado Antonio Brito, também esteve no evento e pronunciou-se em apoio ao grupo que busca a solução para a atual defasagem na tabela.”Essa união que hoje já se expande para além de São Paulo é um passo importante para o nosso objetivo, que é chegar a uma solução definitiva para a defasagem na tabela”, declarou o deputado que hoje também acumula o cargo de presidente da Confederação Internacional das Misericórdias.