Nesta quarta-feira, 27, foi realizado o primeiro encontro da Comissão de Emendas Parlamentares da Femipa, criada recentemente para estudar a melhor forma de abordagem e os critérios para a obtenção de recursos via emendas parlamentares de bancada nas esferas estadual e federal para todos os hospitais afiliados à Federação. O objetivo é que o grupo se prepare para pleitear os recuros do orçamento de 2013, já que não há mais tempo hábil para conseguir recursos deste ano.  

Em paralelo aos trabalhos para as emendas do ano que vem, o grupo definiu que irá apresentar à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) uma proposta para o encaminhamento de parte das economias da casa para os hospitais filantrópicos. O assunto já havia sido levantado em audiência realizada no dia 5 de junho na Alep por deputados e pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

Entre as definições da reunião desta quarta-feira está o agendamento de uma conversa com o corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) para o entendimento dos pontos que devem constar na prestação de contas dos hospitais que estão recebendo ou receberão recursos públicos. Também ficou acordado que será elaborado um documento com informações técnicas sobre os serviços prestados ao Sistema Único de Saúde pelos filantrópicos no Paraná para embasar a solicitação dos recursos.   

O grupo pretende discutir ainda um “cardápio” para o uso dos recursos que poderão vir da Assembleia, assim como os das emendas. Já os critérios de como os valores serão divididos entre os hospitais serão definidos até segunda-feira, 2 de julho.  

A próxima reunião já está agendada para o dia 18 de julho, às 14h, na sede da Femipa, em Curitiba.