Sempre em busca de benefícios para seus afiliados, a Femipa fechou, no fim de maio, uma parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para oferecer às instituições associadas à Federação uma flexibilização nas tarifas de armazenagem e capatazia no Terminal de Logística de Carga do Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder. Assim, o órgão fica responsável pela segurança, movimentação e acondicionamento das cargas dentro de seu armazém. Para o presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, “a realização deste convênio é mais uma ação da Federação no intuito de buscar apoiar seus afiliados na gestão e maximização de recursos”.

De acordo com Lawrence Lopes de Souza, coordenador de Prospecção e Fidelização do aeroporto, a Infraero tem trabalhando para firmar acordos com associações e federações a fim de ajudar a diminuir o valor de importação de uma carga. “Um dos principais custos hoje na importação de um equipamento é a tarifa de armazenagem e capatazia, além do frete aéreo e do transporte interno das cargas. Esse acordo pode viabilizar diversos negócios para os hospitais, porque as instituições tornam-se independentes para importar o produto, já que o custo do processo diminuirá consideravelmente”, explica.

Segundo o coordenador, a Infraero tem trabalhado para firmar acordos com associações e federações. A primeira parceria fechada foi com a Associação dos Hospitais de Santa Catarina, que congrega três instituições que trabalham em conjunto. Para a Femipa, o órgão estendeu o mesmo formato de acordo que foi oferecido para a associação catarinense.

“Esse acordo é interessante, porque consegue atender à Federação como um todo, ou seja, pode ser alcançado tanto por hospitais pequenos, como pelos maiores, já que todos os afiliados terão acesso ao beneficio. Se fechássemos parcerias separadamente com os hospitais, dificilmente os pequenos conseguiriam esse desconto, por não atingiriam a movimentação adequada para conseguir justificar o acordo. Por isso a importância da parceria com a Femipa, porque engloba todas as instituições”, destaca Souza.

Patrícia Darós Niehues, diretora de Negócios Internacionais da Condor, empresa que auxiliou a Femipa na assinatura do convênio, reforça que o desconto é importante, pois reduz o custo logístico da operação, que são os que mais interferem no processo de importação. Ela cita, ainda, que a armazenagem é um dos serviços mais caros. “Com o benefício do desconto, o produto importado certamente sai mais em conta, o que possibilita aos hospitais adquirir um equipamento com alta tecnologia ou mais valor agregado. A redução do custo logístico da operação pode chegar numa redução final de 30% em comparação com o custo normal de importação”, declara Patricia.

Segundo a diretora, desde 2001 o foco da Condor é a saúde  e a empresa vem trabalhando junto às entidades filantrópicas e as federações para benefícios para as instituições. A primeira parceria firmada foi em 2009, quando a Condor conseguiu um importante beneficio para instituições junto ao governo de Santa Catarina. Agora, o mesmo benefício está sendo discutido no governo do Paraná, com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “A ideia é reduzir custo e burocracia, fazendo com que os hospitais tenham maior agilidade e menor custo final do produto. A burocracia traz muita taxa. Quando conseguimos vantagens como essa, mais rápido conseguimos colocar o equipamento no hospital. Nosso objetivo é reduzir o custo para que o valor caiba dentro da verba que vem do Ministério da Saúde para os hospitais”, completa.

Exigência

A única condição imposta pela Infraero para conceder o benefício à Federação, de acordo com o coordenador, é que os hospitais sem fins lucrativos e santas casas centralizem as operações no Aeroporto Internacional de Navegantes. A carga pode ser nacionalizada em outros terminais do órgão, mas o desconto só será valido se a nacionalização for realizada no aeroporto catarinense.

Trâmite

No momento que as instituições de Saúde fizerem o registro da Declaração de Importação, essa informação deverá ser repassada para o aeroporto, para que seja possível conceder o benefício. Assim, o Documento de Arrecadação será enviado ao hospital já com o valor com desconto. Em caso de dúvidas sobre o processo, o hospital poderá entrar em contato com o coordenador de Prospecção e Fidelização do Aeroporto Internacional de Navegantes, Lawrence Lopes de Souza, pelos e-mails llsouza@infraero.gov.br ou infraerocargonavegantes@infraero.gov.br ou, ainda, pelo telefone (47) 3342-9223.