A Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) recebeu, na manhã desta segunda feira (28), uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), entregue pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano. De acordo com a proposição, a homenagem foi concedida à Femipa pela “promoção ao acesso universal à saúde e sua importância para o sistema público de saúde brasileiro”.

Para o presidente da Federação, Flaviano Feu Ventorim, esse é um excelente reconhecimento aos hospitais sem fins lucrativos e santas casas do Paraná, que contribuem, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, com o atendimento à população. Segundo ele, em um dos momentos mais difíceis da história recente na área da Saúde, essas instituições fizeram e continuam fazendo todos os esforços para disponibilizar seus leitos, tratar os pacientes e salvar o maior número possível de vidas.

“Mesmo com a rapidez com que a pandemia se instalou e da forma voraz que a doença atingiu a população, os hospitais tiveram uma condução estruturada e se mobilizaram para ajudar Estados e municípios para atender os pacientes. Todos se colocaram à disposição conforme a necessidade dos governantes, e essa foi uma organização rápida para ajudar o ente público e a população. O grande desafio foi entender a doença e seus efeitos e o desafio logístico. Outro ponto importante é que a pandemia mostrou para o setor filantrópico que é possível ser ainda mais eficiente, já que, em pouco tempo, as instituições de Saúde precisaram se reorganizar e se reestruturar para poder dar conta daquilo que assolava os hospitais e que, ao mesmo tempo, ainda era desconhecido”, lembrou.

Sobre a homenagem, Ventorim reforçou que a Femipa, como representante dos hospitais filantrópicos e santas casas paranaenses, sente-se honrada com o reconhecimento.

“Costumo dizer que os hospitais beneficentes são a sociedade atendendo a sociedade. É importante ressaltar que nossas instituições ajudam o governo a fazer o que existe de melhor em saúde, entregando à população um atendimento adequado, com segurança e qualidade. O momento mostra realmente a importância que esses hospitais têm para o setor de saúde do Estado. Nosso papel é não deixar a população desassistida e fazer um SUS cada vez mais justo. Esperamos continuar contribuindo por muitos e muitos anos com a saúde do Paraná”, completou.

Fonte: Femipa