IMG_9364O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, recebeu, na manhã desta quinta-feira (14), o presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, além da superintendente e do consultor da Federação, Rosita Marcia Wilner e Paulo Becker, respectivamente. No encontro, a Femipa convidou Campagnolo para participar como um dos palestrantes do 9º Seminário Femipa, que acontece nos dias 10 e 11 de novembro.

“Estamos mudando a forma de comunicar nossas dificuldades . Acabamos sempre falando para nós mesmos, mas precisamos envolver também os demais setores, como a Fiep, que congrega todas as indústrias paranaenses. Por isso, gostaríamos de tê-lo conosco no evento para que possamos entender também o cenário industrial e as perspectivas para o futuro”, afirmou.

Ventorim disse, ainda, que o setor de Saúde filantrópico tem formadores de opinião, mas precisa engajar mais as pessoas em prol da luta do segmento. Ele ressaltou o momento financeiro ruim vivido pelas instituições, principalmente com a crise, e lembrou que o dinheiro é escasso e o orçamento vem caindo.

“A última revisão de tabela foi no fim da década de 1990. O Sistema Único de Saúde (SUS), hoje, representa um déficit de 40 a 50% dependendo do hospital. O Ministério da Saúde vem apresentando orçamentos insuficientes, o que nos deixa à beira de um colapso. Por isso, acreditamos que nossa solução não está somente na Saúde, mas também nos demais setores. Estamos buscando apoio de outros segmentos para poder comunicar os nossos problemas e mostrar a nossa realidade”, enfatizou.

Edson Campagnolo agradeceu o convite e sinalizou o interesse em participar do evento. Ele pediu mais informações sobre a realidade dos filantrópicos no Estado e no Brasil e informou que a Fiep está planejando uma série de eventos para tratar dos diversos problemas enfrentados no Brasil que precisam melhorar. Campagnolo disse que uma das primeiras áreas será a da Saúde e garantiu que vai pedir o apoio da Femipa para que, juntas, as duas Federações possam debater e apresentar propostas de soluções de curto, médio e longo prazo.

“Isso está no nosso radar. Não é possível que um país tão grande, com tanta diversidade, continue nesta situação, refém de um grupo que está focado somente nos próprios interesses. As prioridades estão distorcidas”, avaliou o presidente da Fiep.

Aproveitando a reunião, Campagnolo convidou a Femipa para participar do movimento “Vote Bem”, que visa estimular a sociedade a pensar e pesquisar muito antes de votar nas próximas eleições. O projeto quer também incentivar a população a participar mais da política.

“Os políticos são eleitos para cuidarem do que é nosso. Por isso, é fundamental que as pessoas acompanhem, participem e cobrem. Esse movimento não é ideológico nem partidário. Queremos apenas estimular o voto consciente. Nesse momento, temos que ver tudo o que temos em comum para que possamos encontrar soluções. Vamos brigar juntos”, declarou.

O presidente da Femipa agradeceu o convite e garantiu que vai apoiar a causa, divulgando a campanha para todos os hospitais do Paraná. “Estamos à disposição da Fiep para participar de todas as lutas e discussões. Temos diversas ideias que podem ajudar. Precisamos engajar todos os setores para que possamos conseguir avanços”, completou Ventorim.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa

IMG_9363