tecnologia medica parte 2Quais serão as três mais importantes tendências em tecnologia médica para 2014? Segundo análises da Accenture, as tendências são conectividade, consolidação e transformação – cada uma impulsionada pela conversão digital das empresas e pela mudança do comportamento dos consumidores.

A Conectividade Digital trará oportunidades para construir novos modelos de negócios e fluxos de receita, cortando custos dos sistemas de saúde e estabelecendo verdadeiras concessões para prevenção de doenças. Essas concessões precisarão de uma abordagem abrangente para a gestão de doenças infecciosas, incluindo o desenvolvimento de produtos para tratamento e planos de negócios para comercializá-los e vendê-los com lucro.

A Consolidação irá reduzir custos, complexidades e riscos, além de acelerar o número de fusões e aquisições.

A Transformação envolverá novos tipos de compradores, pressionando preços para baixo, e transferindo riscos dos hospitais para grandes empresas de equipamentos de tecnologia médica, para integrar mais processos ponta-a-ponta, equipamentos e serviços. Esta mudança fará com que as empresas de tecnologia médica transformem-se para se reorganizar, mudem a abordagem de venda e preços e entrem em novos serviços e mercados baseados em dados.

Explorando a Consolidação e Transformação:

Consolidação

Maior demanda por produtos integrados X produtos independentes

Clientes de dispositivos médicos – como hospitais, laboratórios e consultórios médicos – estarão à procura de algo além de produtos independentes este ano. Eles irão exigir que os fabricantes entreguem soluções mais unificadas e com custo reduzido, como a integração de produtos de diagnóstico por imagem. Estarão também em busca de produtos padronizados, que possam oferecer uma visão completa do cuidado ao paciente, incluindo prontuários, seguros, finanças, relações com os pacientes e análises de custo-benefício. A meta em 2014 será aliviar um sistema médico sobrecarregado, que se tornou mais tributado com o crescente número de cidadãos aposentados.

As instituições médicas irão exigir tecnologias que possam processar eficientemente grupos maiores de pacientes, sem crucificar a qualidade. Produtos abrangentes, consolidados e integrados terão demanda, assim como fornecedores que assumem um papel ativo nas operações de seus clientes por meio da partilha de riscos e benefícios de forma igualitária. A colaboração inicial ocorrerá dentro de processos padronizados. Novas tecnologias serão avaliadas visando um ajuste mais adequado com as opções de tratamento já existentes.

Transformação

Acesso mais amplo à pesquisa e desenvolvimento médico online

Em 2014, a quantidade de dados clínicos disponíveis na internet continuará a envolver os métodos de investigação científica tradicionais, trazendo mais transformação à indústria. Empresas e pessoas continuarão a ter amplo acesso online à pesquisa médica. Esses grandes bancos de dados públicos de conhecimento online, alimentados por ferramentas de análises de dados, descobertas e sínteses, continuarão a acelerar as descobertas médicas, a reduzir as pesquisas internas e os custos de desenvolvimento. Em 2014 e nos próximos anos haverá mais oportunidades de crescimento no mercado de dispositivos médicos para os fabricantes com conhecimentos em aplicações web, business intelligence, analytics, redes, tecnologias e aplicações digitais. Prestadores de serviços de saúde que podem se tornar agentes de dados para os hospitais, profissionais médicos e pacientes também terão mais demanda.

Considerações finais sobre as tendências em tecnologia médica para 2014

O crescimento em conectividade, consolidação e transformação no mercado de dispositivos médicos significa que esses fabricantes terão um papel maior e mais ativo a desempenhar integralmente no setor de saúde no próximo ano. Isso ocorrerá por necessidade, já que o mercado tradicional muda rapidamente e velhas práticas deixam de ser suficientes. Novos modelos de negócios e produtos mais integrados serão uma realidade generalizada no mercado. Os fabricantes devem tomar medidas neste momento para aproveitar essas oportunidades digitais em crescimento.

* John D. Korry é diretor da prática de tecnologia de equipamentos médicos da Accenture

Fonte: Portal Saúde Web