O Governo do Estado autorizou, nesta segunda-feira (3), a instalação de dez leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no Hospital São José, de Laranjeiras do Sul, na região Centro-Sul do Estado.

A decisão foi anunciada após reunião com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, o prefeito Berto Silva, o presidente do Instituto São José, Dr. Marcio Marreiros, e um grupo de vereadores do município. Segundo Rossoni, a medida foi determinada pelo governador Beto Richa.

Caputo Neto explicou que será autorizada por convênio a aquisição dos equipamentos e quando as UTIs estiverem instaladas serão liberados os recursos para custeio, por meio do programa HospSus, criado para ampliar o repasse de verbas para a operação de hospitais de todo o Estado.Ele também adiantou que o Estado vai liberar mais R$ 400 mil para compra de equipamentos e mais R$ 300 mil para custeio das UTIs. “É um passo importante que estamos dando para melhorar o atendimento da população da região. Além de atender os pacientes do município, o hospital vai ampliar vai desafogar as UTIs da região.”

Desde março, quando assumiu a presidência do Instituto São José, Dr. Marcio Marreiros vem somando esforços para a volta da UTI. Em parceria com a prefeitura da cidade, foram traçadas metas para atender a uma das principais necessidades da população, do município e da região.

“Para nós, da área médica, é um uma grande conquista. O retorno da UTI para o Instituto São José vai ajudar no atendimento aos pacientes e também a resolver problemas mais críticos, pois, muitas vezes, tínhamos que encaminhar para o paciente para outra cidade. O projeto da UTI, em parceria com a prefeitura, foi alinhado no início do ano. Encontramos portas abertas com o secretário de Saúde Michele Caputo Neto”, declarou o presidente do Instituto São José.

O prefeito do município, Berto Silva, afirmou que essa é uma das melhores notícias da história da cidade. Ele explicou que a cidade está a 110 quilômetros de Guarapuava e 110 quilômetros de Cascavel, o que dificulta o atendimento de urgência e emergência. “Por isso, muitas vezes perdemos pacientes na estrada. Isso termina agora”, garantiu. Ainda de acordo com o prefeito, a meta é para que até o final do ano os 10 leitos já estejam em funcionamento.

Fonte: Sesa/Instituo São José