Da esquerda para a direita: o diretor presidente da Santa Casa, Irmão Rafael Carregora, o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, Dr. Batista, médico e deputado estadual, e José Pereira, superintendente administrativo.

Da esquerda para a direita: o diretor presidente da Santa Casa, Irmão Rafael Carregora, o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, Dr. Batista, médico e deputado estadual, e José Pereira, superintendente administrativo.

O Governo do Estado, representado pelo Secretário Estadual de Saúde, Michele Caputo, assinou, na última sexta-feira, 11 de julho, um convênio com a Santa Casa de Maringá. O recurso de R$ 3,125 milhões permitirá a aquisição de um aparelho de Ressonância Magnética.

A aquisição deste aparelho trará reflexos muito positivos ao atendimento e conforto aos pacientes que são atendidos pela Instituição, isto porque, até o momento, os que necessitam desse tipo de exame são encaminhados a clínicas que prestam este tipo de serviço.

Para o Presidente da Santa Casa, Irmão Rafael Carregosa, “não dá mais para o hospital ficar sem Ressonância Magnética. Atingimos um alto nível de excelência e tratamos de pacientes de alta complexidade. Esta parceria com o Governo do Estado tem nos possibilitado ampliar e melhorar nossos serviços. Somos muito gratos”, explica.

O espaço físico para abrigar o serviço de RM está sendo construído, anexo ao serviço de imagens já existente.  Trata-se de um novo bloco de quatro andares. Este novo bloco também abrigará o Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa.

A Santa Casa é um dos principais hospitais de toda a região no atendimento ao SUS, e o principal hospital para o atendimento do Programa Rede Mãe Paranaense do Governo do Estado, além de ser referência em alta complexidade para Neurocirurgia, Urgência e Emergência, Nefrologia, Transplantes e Medicina Diagnóstica.

Para o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Michele Caputo, a Santa Casa de Maringá é um dos principais parceiros do Estado no atendimento ao SUS e, um dos grandes responsáveis pela sensível redução dos indicadores de mortalidade materna e infantil em nossa região.  “Este parceiro traz resultados. Aqui encontramos pessoas comprometidas e que assumem a responsabilidade de salvar vidas”, defende.

De acordo com o Superintendente Administrativo da Santa Casa, Sr. José Pereira, os subsídios recebidos do Governo do Estado nos últimos anos para aquisição de equipamentos e custeio tem sido de fundamental importância para a manutenção e ampliação dos serviços ao SUS. “Os valores praticados pela tabela do SUS está desatualizada e muito aquém dos custos dos serviços prestados. Se não fossem os incentivos recebidos da Prefeitura de Maringá, do Governo do Estado do Paraná e do Ministério da Saúde, jamais teríamos condições de atender a demanda do SUS que atendemos nas mais diversas especialidades médicas”, explica.

O evento se deu às vésperas da data oficial em que a Santa Casa comemora 60 anos de sua fundação e de uma inspiradora história: 12 de julho.