união da vitoriaO secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou na sexta-feira (17) o repasse de R$ 900 mil para a construção da nova ala de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional, em União da Vitória. O novo espaço terá 10 leitos de UTI adulto, sendo três específicos de isolamento.

Segundo Caputo Neto, os novos leitos vão servir de retaguarda para a Rede Paraná Urgência na região Centro-Sul, atendendo aos casos mais graves. “Hoje a unidade opera com seis leitos de UTI á disposição do SUS. Contudo, para ampliarmos a capacidade do hospital, vamos ter que construir uma nova ala”, explicou.

Além do Hospital Regional, o Hospital da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), também recebe apoio do Governo do Estado para ser referência de atendimento regional. Ambos fazem parte do programa HospSUS, que destina recursos para custeio e investimentos para hospitais públicos e filantrópicos do Paraná.

O Hospital da APMI atende gestantes de alto risco pela Rede Mãe Paranaense. Para melhorar a qualidade do atendimento em sua UTI Neonatal, a unidade recebeu três respiradores no valor total de R$ 120 mil do Governo do Estado.

Para o diretor da 6ª Regional de Saúde, Ary Carneiro Júnior, o fortalecimento do pré-natal, através da parceria com os municípios, e a qualificação das referências hospitalares já está se refletindo na redução da mortalidade materna e infantil na região. “Estamos alcançando índices importantes e isso tudo se deve à organização de uma rede de atenção materno-infantil de qualidade, que atende mães e bebês durante todas as fases da gestação”, disse.

vgTELESSAÚDE – Para fortalecer ainda mais a atenção primária, cinco municípios da região receberam equipamentos de conexão, som e imagem para a implantação do telessaúde. Com o programa, profissionais de saúde de Antônio Olinto, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin e Porto Vitória terão acesso a um serviço de consultoria técnica ou segunda opinião para discutir casos clínicos com especialistas da Universidade Federal do Paraná.

A prefeita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, comemorou a entrega dos equipamentos e disse que o telessaúde ajudará no trabalho dos profissionais das unidades de saúde. “Esta consultoria por meio de videoconferência põe a tecnologia a serviço da rede pública de saúde”, disse.

Durante a visita à União da Vitória, o secretário Caputo Neto também entregou um agitador de plaquetas à Unidade de Coleta Transfusional e cinco veículos adquiridos pelos municípios com recursos do programa estadual VigiaSUS, de qualificação da área de vigilância em saúde.

Também foram apresentados os quatro novos servidores que reforçam a equipe da 6ª Regional de Saúde a partir deste ano. Os novos profissionais foram nomeados no final de 2013 e já tomaram posse em seus cargos.

Fonte: Sesa