conselhos municipaisO secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou nesta quarta-feira (11) da abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Matinhos, no Litoral do Estado. O evento é um fórum de discussão sobre as políticas públicas da área da saúde e deve ser realizado em todos os municípios do Paraná até o início de 2015.

Segundo Caputo Neto, é um dever do gestor participar desse tipo de conferência, visto que grande parte do que já foi conquistado no SUS foi construído em espaços de discussão como este. “É aqui que podemos ouvir os anseios e sugestões da população para a melhorar os serviços públicos de saúde. Além disso, as discussões auxiliam o gestor a definir prioridades em ações e investimentos”, explica.

O secretário também ressaltou que o Governo do Estado vem mantendo um diálogo permanente com o controle social. “Temos uma relação de parceria e respeito com o nosso Conselho Estadual de Saúde. Prova disso é que todos as nossas redes e programas estratégicos passam pelas reuniões do conselho antes de serem implantados”, disse.

CONFERÊNCIA – Durante a conferência também são escolhidos os integrantes do Conselho Municipal de Saúde, que reúne representantes dos segmentos de gestores, prestadores do SUS, profissionais de saúde e usuários da rede pública.

Em Matinhos, o tema principal das discussões foi a atenção primária, considerada a porta de entrada da rede pública de saúde. A área é fundamental para a organização do fluxo de atendimento aos pacientes e engloba as ações da Estratégia de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde.

Para o ano que vem, já está prevista a construção de uma nova unidade da saúde da família no município. As obras serão custeadas pelo governo estadual e serão entregues já com os equipamentos necessários para o atendimento à população.

De acordo com o prefeito municipal, Eduardo Dalmora, mais quatro unidades estão sendo construídas e três sendo reformadas na cidade. “Sabemos da importância do atendimento básico. Por isso damos prioridade aos investimentos nesta área”, afirmou.

Matinhos recebe diariamente cerca de 500 mil pessoas durante a temporada. Nos demais meses do ano a população diária cai para 30, 40 mil pessoas. A qualificação da atenção primária seria uma das formas de desafogar o hospital municipal, que hoje atende casos que poderiam ser resolvidos em unidades básicas.

Fonte: Sesa