Hemobancos de diversas regiões do país estão fazendo um alerta. Há redução nos estoques de bolsas de sangue, em função da queda no número de doadores. O principal motivo para o afastamento deles é a pandemia de Covid-19.

No dia 17 de fevereiro, a Fundação Pró-Sangue e a Prefeitura de São Paulo informaram que os bancos de sangue que abastecem a cidade e toda a região metropolitana estavam em estado crítico. Por isso, pediam para que a população doasse sangue. Naquela data, o estoque era suficiente para a demanda por apenas um dia.

Nesta quinta-feira (25 de fevereiro), foi a vez do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) emitir o mesmo alerta. Segundo a instituição, estoque de sangue disponível nesta data para atender Curitiba e a Região Metropolitana era suficiente apenas para atender a demanda diária. “A informação é muito preocupante pois em uma situação de urgência e emergência não teríamos como atender os hospitais”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Por isso destacamos a importância da doação de sangue como ato de amor ao próximo e cidadania”.

De acordo com ele, a pandemia não deve afastar os doadores, pois todas as medidas de prevenção e segurança são tomadas durante o processo.

A diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, disse que o estoque nesta quinta-feira tinha cerca de 200 bolsas entre todos os tipos sanguíneos. “Este quantitativo supre um dia de atendimento nos 42 hospitais da Capital e da Região Metropolitana, entre eles os hospitais de porta aberta ao trauma como Hospital Evangélico Mackenzie, Hospital do Trabalhador, Hospital do Rocio, em Campo Largo, e Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul”, afirmou. “Infelizmente os doadores não têm comparecido em nossas unidades e com isso muitas solicitações de transfusão não estão sendo atendidas em sua totalidade”, comentou.

Liana lembrou ainda que pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer a doação de sangue. Para isso, basta aguardar o período estipulado para cada tipo de vacina. “A vacina Coranovac/Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue; já a vacina AstraZeneca/Fiocruz pede o intervalo de 7 dias para a doação”, indicou.

O Hemepar informou que segue protocolos de segurança para a Covid-19, como o agendamento e recepção de 8 pessoas a cada 30 minutos para evitar aglomeração, utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados. O agendamento para doação de sangue pode ser feito pela internet (clique aqui). São aptos a doar sangue pessoas que tenham entre 16 a 69 anos, que pesem mais de 51 quilos e que estejam bem de saúde.

* Com informações da AEN

Fonte: Saúde Debate