Nesta terça-feira, 19, o diretor geral do Hospital Municipal de Araucária, Danilo Oliveira da Silva, foi um dos participantes do painel sobre Desenvolvimento Sustentável na Saúde, organizado pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH), durante a Rio+20.

Em meio às inúmeras discussões paralelas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o painel sobre Desenvolvimento Sustentável na Saúde foi o principal debate da área, e contou a participação de profissionais e instituições que se destacaram neste cenário para apresentar suas experiências exitosas e debater ações que as instituições de saúde podem e devem desenvolver em prol do meio ambiente e da sociedade, para minimizar os impactos negativos na saúde da população.

Entre os participantes da mesa, estavam o diretor corporativo do Hospital Sírio Libanês, Dr. Gonzalo Vecina Neto, que contextualizou a questão da sustentabilidade e sua relação direta com a saúde; o gestor do programa Hospital Sustentável da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, apresentando a agenda verde para instituições de saúde e o impacto do mercúrio na saúde do homem; o chefe de gabinete da Santa Casa de São Paulo, Dr. Edson Ferreira da Silva, que explanou sobre a NR32 e a segurança do colaborador dentro do cenário da sustentabilidade hospitalar; e o diretor geral do Hospital Municipal de Araucária, Danilo Oliveira da Silva, que apresentou o case do hospital e as ações desenvolvidas na instituição nos três aspectos envolvendo a sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Na apresentação do HMA, o diretor mostrou como a equipe está realizando na prática o desenvolvimento sustentável e contribuindo com o meio ambiente e a comunidade local. Entre as ações desenvolvidas no hospital, destacaram-se a campanha de doação de sangue, que em maio ultrapassou a marca de mil doadores; o projeto Orientação é Prevenção, realizado com adolescentes de Araucária; o programa Vale Vida; no qual são distribuídas mudas de árvores para as mães dos bebês nascidos no hospital; o projeto de gestão de custos administrativos e assistências, entre outros.

A participação do HMA na Rio+20 é reflexo de um trabalho de mais de 3 anos com foco no desenvolvimento sustentável, que a cada ano vem sendo reforçado perante a sociedade e que hoje é reconhecido como um exemplo de sucesso.

Fonte: Assessoria de Comunicação HMA