Quando o assunto é redução de custos, uma importante maneira de economizar dinheiro é utilizando os recursos disponíveis de maneira consciente. Este foi o tema central da I Semana do Consumo Consciente, que aconteceu entre os dias 08 e 12 de abril e foi promovida pela Comissão de Gestão de Custos do HMA.

Durante a semana, os membros da Comissão programaram atividades com o objetivo de orientar os colaboradores sobre a importância do tema e demonstrar formas que cada um pode fazer no dia a dia para contribuir com esta causa. Para isso, foram criados diversos informativos com dicas de consumo consciente de água, energia elétrica e materiais de expediente, que podem ser colocadas em prática não apenas no hospital, mas também
na residência de cada um. Além disso, foi promovida nos dias 10 e 11 uma palestra com o consultor da COPEL, João Paulino, que demonstrou para os colaboradores a atual situação do consumo de energia no país e como as pessoas podem economizar, utilizando de maneira correta os equipamentos eletroeletrônicos e a iluminação das residências e empresas.

Outra atividade da semana foi o concurso de ideias, que estimulou os colaboradores a contribuírem com ideias de redução de custos em seus setores, levando em consideração quesitos como viabilidade, melhoria no processo e economia financeira. Foram premiadas as ideias da auxiliar de cozinha, Ana Celori, e da técnica em enfermagem, Sandra Zuklinski. Ana sugeriu que seja instalado um reservatório na pia de lavagem de verduras para reaproveitar a água utilizada para lavagem do chão das calçadas. Já a técnica em enfermagem sugeriu uma revisão no processo de controle e disponibilização do vale-almoço para os acompanhantes, para que se evite o desperdício de comida. As duas vencedoras do concurso ganharam um kit de beleza e ainda receberão um percentual do valor economizado em 90 dias com a aplicação de suas ideias.

A realização desta semana é mais uma das ações promovidas pela Comissão de Gestão de Custos, que em 2013 tem como meta reduzir em 15% o consumo de água e de energia elétrica, contribuindo não apenas para a economia financeira, mas também com o meio ambiente.

Fonte: Comunicação HMA