A Clínica de Dor do Hospital Nossa Senhora das Graças tem como objetivo atender os pacientes que sofrem de dor crônica, síndromes dolorosas agudas e oncológicas. “Tratamos a dor quando ela ocorre há mais de três meses, desde a investigação das suas causas”, explica a anestesiologista do HNSG, Cristina Clebis Martins.

O HNSG conta com médicos dedicados ao estudo da dor de forma indisciplinar, em parceria com diversas especialidades médicas: ortopedia, neurocirurgia, reumatologia, geriatria, ginecologia e urologia. “Auxiliamos inclusive no controle da dor durante a investigação diagnóstica realizada por esses especialistas”, destaca a Dra. Cristina.

Uma das principais causas de dores crônicas são as dores musculoesqueléticas, como por exemplo, a dor miofascial e a fibromialgia, que têm aumentado na última década devido ao estresse da vida moderna e ao sedentarismo. “Já o atendimento de pacientes oncológicos, para o controle da dor, é realizado desde o diagnóstico acompanhando o tratamento e a evolução desses pacientes”, explica a especialista.

A dor atinge pelo menos 30 % das pessoas em algum momento da sua vida e, em 10 a 40% delas, a dor persiste por mais de um dia. Entre as consequências da dor estão o sofrimento, a impossibilidade para o trabalho e consequências psicossociais e econômicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa HNSG