A Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Nossa Senhora das Graças acaba de receber pelo segundo ano consecutivo o prêmio categoria Diamante, no programa de certificação em esterilização hospitalar da empresa 3M. Apenas dois hospitais em Curitiba possuem o certificado.A premiação foi realizada no 2º Congresso Internacional de Prevenção de Infecção (Infecon), que ocorreu em Florianópolis, em Santa Catarina. Para representar o HNSG estavam presentes a diretora de enfermagem, Luciane Zanetti, a supervisora do centro cirúrgico, Ir. Margarete Kavetski e a enfermeira responsável pela CME, Camila Bino

“A instituição se destaca pela inovação e adequação a normativas atualizadas. Cumprimos novamente com as boas práticas relacionadas ao processamento de artigos médico-hospitalares”, desca a enfermeira do HNSG, Camila Bino. Para manter a certificação o HNSG recebeu visitas técnicas e auditorias na CME para verificação das melhores práticas baseadas em evidências e cumprimento de todos os itens do checklist do programa de Certificação em Esterilização Hospitalar.

Entre os requisitos para conquistar a recertificação estão: a estrutura física da CME, condições de funcionamento, conservação, manutenção e calibração dos equipamentos usados na limpeza, desinfecção e esterilização, treinamento e educação continuada da equipe, estruturação dos procedimentos e processos de trabalho com base em referencial científico atualizado, e utilização de tecnologias conforme recomendações nacionais e internacionais, que em sua maioria estão contempladas na RDC nº 15 da Agência Nacional de Vigiância Sanitária – Anvisa.

Legenda: Na foto, a enfermeira responsável pela CME do HNSG, Camila Bino ladeada pela (à esq.)  supervisora do centro cirúrgico do HNSG, Ir. Margarete Kavetski e  (à dir) a diretora de enfermagem do HNSG, Luciane Zanetti.

 

Fonte: HNSG