Promover uma educação ambiental e alimentar entre as novas gerações. Esse é um dos objetivos da “Horta Orgânica na Comunidade”, localizada no terreno do Hospital São Vicente CIC, um projeto que a instituição realiza junto com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Bracarense Costa.

Iniciadas em 2019, as atividades tiveram uma pausa devido à pandemia e agora retornam com alunos ajudando a cultivar variadas hortaliças. Desta vez, quem participa são 60 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental. A primeira visita está programada para o dia 4 de maio, às 14h.

Segundo Roberto Lacour, coordenador do Hospital São Vicente CIC, a horta ajuda a aumentar a interação com a comunidade e contribuir para conscientizar sobre a importância da alimentação saudável. “Com uma educação alimentar saudável queremos ajudar a contribuir para que essas crianças tenham mais saúde no futuro, com hábitos de vida mais equilibrados, algo que percebemos que alguns dos pacientes idosos de hoje não tiveram”, avalia.

A realização de ações como essa ajudam a sensibilizar e motivar os alunos, o que colabora para o seu desenvolvimento e aprendizado de diferentes conhecimentos, analisa Karla Monteiro Kuehne, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Bracarense Costa. “Com o projeto Horta Orgânica, pode-se trabalhar diversas aulas de forma interdisciplinar, abordando conceitos, princípios e história da agricultura, educação ambiental e valorização da produção alimentar saudável”, afirma. “Nossos estudantes terão a oportunidade de aprender a importância de se ter uma alimentação saudável em nossas vidas, desde o cultivo até a colheita”, complementa a diretora.

A horta ainda possibilita o aprendizado do manejo da terra e de práticas de sustentabilidade. No espaço acabou de ser instalado um sistema de captação da água da chuva para ajudar na irrigação. “Já começamos a desenvolver também um local para compostagem, para que possamos reaproveitar restos de alimentos como adubo para a horta”, revela Roberto Lacour.

Mais de duas mil mudas

A horta possui 13 canteiros com um metro de largura e dez metros de comprimento cada. Já foram plantadas mais de 2 mil mudas de alface roxa, alface lisa, alface americana, berinjela, escarola, couve, almeirão, beterraba, cebolinha, repolho, entre outros.

As visitas dos alunos para ajudar no cultivo acontecerão a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, às 14h, e as sextas-feiras, às 9h. A manutenção da horta é de responsabilidade do Hospital São Vicente CIC e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição fornece terra, adubo orgânico, calcário e as mudas, além de suporte e assistência técnica.

Sobre o Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF

O Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF, formado pelo Hospital São Vicente Curitiba, fundado em 1939, e pelo Hospital São Vicente CIC, inaugurado em 1973, atende a diversas especialidades, sempre pautado pela qualidade e pelo tratamento humanizado. Referência em transplantes de fígado e rim e nas áreas de Oncologia e Cirurgia, desde 2002 o Grupo é mantido pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (FUNEF).

O Hospital São Vicente Curitiba é um hospital geral de alta complexidade. Em uma estrutura moderna, conta com pronto-atendimento, centros médico, cirúrgico e de exames, UTI, unidades de internação e centro de especialidades. Possui o selo de certificação intermediária de transplantes hepático e renal da Central Estadual de Transplantes do Paraná e seu programa de Residência Médica é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

A instituição integra ainda a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão de qualidade exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde. Mais informações no site www.saovicentecuritiba.com.br.

Fonte: Hospital São Vicente