No sábado, dia 6, hospitais filantrópicos e santas casas de todo o Estado irão às ruas para coletar assinaturas da população em apoio ao Projeto de lei de Iniciativa Popular que garante o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira. Mais de 80 mil paranaenses já aderiram à mobilização Paraná Saúde +10 e o objetivo é chegar a 100 mil assinaturas aqui no Estado. Para que o Projeto de lei seja executado devem ser coletadas 1,5 milhão de assinaturas, o equivalente a um por cento do eleitorado nacional, distribuídas em pelo menos cinco Estados do país.

Para o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), Luiz Soares Koury, é essencial que os paranaenses participem deste movimento de iniciativa popular. “Somente com a adesão dos cidadãos será possível reverter essa situação”, afirma Koury. A Federação está mobilizando as mais de 60 instituições afiliadas para que todas elas participem do movimento e coletem assinaturas em seus municípios.

O Projeto de lei é uma iniciativa do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, liderado pela Frente Nacional por Mais Recursos para a Saúde composta por mais de 40 instituições, entre elas o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), com apoio das Federações estaduais. Aqui no Estado, o movimento é encabeçado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e o Conselho Estadual de Saúde.

Para participar da mobilização, o cidadão deve preencher o formulário, que inclui o número do título de eleitor, zona e seção eleitoral. As coletas ocorrerão durante toda a manhã de sábado, 6. Em Curitiba, será na Boca Maldita, no calçadão da Rua XV; em Londrina no calçadão central. Em breve outros municípios informarão os locais da ação.

Movimento Nacional

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com a Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass), CONASEMS, CNBB e União Nacional dos Estudantes (UNE) organizam no dia 10 de abril, às 9 horas, em Brasília, o Ato em defesa de Saúde Pública para coletar assinaturas da mobilização Saúde + 10. Representantes de todos os Estados devem participar dessa mobilização.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Femipa